Logo R7.com
RecordPlus

Rio volta ao estágio de normalidade após quase 7 horas em atenção

Congestionamento chegou a 125 km na capital fluminense por causa de protesto de taxistas

Rio de Janeiro|Do R7

  • Google News
Táxis bloquearam trânsito em diversas vias do Rio
Táxis bloquearam trânsito em diversas vias do Rio

O Rio de Janeiro voltou ao estágio de normalidade às 16h desta sexta (1º). A cidade havia entrado no estágio de atenção às 9h30 por causa do protesto dos taxistas, que iniciou ainda pela madrugada. Segundo o COR (Centro de Operações Rio), o congestionamento na capital fluminense chegou a 125 km.

Taxistas partiram de diferentes pontos do Rio de Janeiro, além de municípios vizinhos como Niterói e São Gonçalo, e ocuparam algumas vias importantes da cidade. No centro, a avenida Francisco Bicalho foi ocupada por taxistas e provocou retenções desde a descida do gasômetro. Os reflexos chegaram à ponte Rio-Niterói, cujo tempo de travessia chegou a 98 minutos.


Protesto contra o Uber

O protesto foi iniciado durante a madrugada. Os taxistas pedem que os carros do aplicativo Uber, que oferece serviço de "carona paga", sejam considerados ilegais, além de novas autonomias para motoristas. No ano passado, o prefeito Eduardo Paes sancionou a lei que proibia o aplicativo no Rio de Janeiro, mas o Tribunal de Justiça expediu uma liminar suspendendo a lei sancionada pelo prefeito.

Em nota, o Uber informou que "defende que os usuários têm o direito de escolher o modo como desejam se movimentar pela cidade e que os motoristas parceiros têm que ter seus direitos constitucionais de trabalhar (exercício da livre iniciativa e liberdade do exercício profissional) preservados". O aplicativo também ofereceu desconto de R$ 20 reais para os usuários que pedirem carros de determinados pontos do Rio de Janeiro até as 18h.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.