RJ: Governo determina redução de 50% da lotação dos transportes

Decreto publicado nesta terça-feira (17) vale para ônibus, barcas, trens e metrô. Gratuidades para estudantes ficarão suspensas pelos próximos 15 dias

Medida tem como objetivo impedir aglomerações

Medida tem como objetivo impedir aglomerações

Severino Silva/Agência O Dia - 28.05.2018

O Governo do Rio de Janeiro publicou na manhã desta terça-feira (17) um decreto em que determina a redução de 50% da capacidade de lotação dos transportes públicos do Estado por causa do novo coronavírus. A medida vale para ônibus, barcas, trens e metrô e também exige, sempre que possível, a circulação dos coletivos com janelas abertas.

Rio entra em estágio de alerta devido ao novo coronavírus

Além da redução na capacidade de transporte pela metade, o decreto assinado pelo governador Wilson Witzel suspende pelos próximos 15 dias a utilização dos passes livres de estudantes em todo o Rio de Janeiro. A circulação de ônibus interestaduais com origem em estados com casos registrados de vírus também está suspensa pelo mesmo prazo.

O decreto também impede a realização de eventos com presença de público, como shows, eventos esportivos, passeatas e festas, exibição de filmes e peças de teatro, transporte de presidiários e visita a presos ou a pacientes diagnosticados com Covid-19.

De acordo com o Diário Oficial do RJ, as medidas tentam prevenir o contágio e propagação do vírus pelo Estado. Outras medidas, como a redução da capacidade de atendimento de restaurantes, fechamento de academias e lojas em shoppings, além de trânsito por vias públicas sem extrema necessidade, não são recomendadas pelo Governo.

Até a manhã desta terça, o Rio de Janeiro tem 31 casos confirmados de Covid-19, sendo 29 na capital, um em Barra Mansa e um em Niterói, de acordo com o último boletim da SES-RJ (Secretaria Estadual de Saúde), divulgado na última segunda-feira (16), quando o RJ decretou estado de emergência por conta do novo coronavírus.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Celso Fonseca