RJ: operação tenta cumprir 32 mandados de prisão contra facção
Grupo é apontado como responsável pelo controle do tráfico de drogas no Complexo do Guandu; investigações apontam crimes de homicídio e extorsão
Rio de Janeiro|Lucas Ferreira, do R7*, com RecordTV Rio
A Polícia Civil faz, nesta segunda-feira (17), uma operação contra uma facção que controla a venda de drogas no Complexo do Guandu, em Japeri, na Baixada Fluminense. Ao todo, os agentes tentam cumprir 32 mandados de prisão na cidade.
Batizada de Furio, a ação é um resultado de cinco meses de investigações, iniciadas na época em que um dos líderes do grupo criminoso foi preso em uma operação do COE (Comando de Operações Especiais) e do MP-RJ (Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro).
Leia também
De acordo com a Polícia Civil, a facção é responsável por diversos homicídios na região, além do roubo de cargas no Arco Metropolitano, rodovia evitada por motoristas pelo alto número de assaltos.
O grupo também seria responsável pela extorsão de empresários e comerciantes locais. Segundo a Polícia Civil, a facção cobraria quantias mensais para garantir que estes não sofressem atentados dos próprios suspeitos.
Leia também: Gabinete de Intervenção usou 6% do orçamento, diz relatório
A ascensão do grupo ao controle do Complexo do Guandu foi parte de diversas uniões e guerras territoriais com outras facções, como as que controlam as comunidades de Japeri e Costa Barros, na zona norte da capital do Estado.
De acordo com informações da RecordTV, até 8h30, apenas um dos 32 dois mandados de prisão havia sido cumprido.
Assista: suspeito de chefiar tráfico de drogas de comunidades da Baixada Fluminense é preso
*Estagiário do R7, sob supervisão de Raphael Hakime