Rio de Janeiro RJ: paciente tem suspeita de peste bubônica em São Gonçalo

RJ: paciente tem suspeita de peste bubônica em São Gonçalo

O paciente passará por uma bateria de exames para confirmar a doença; apesar da suspeita, o paciente não apresenta o quadro de saúde da doença

RJ: paciente tem suspeita de peste bubônica em São Gonçalo

Apesar da suspeita, o paciente não apresenta o quadro da doença

Apesar da suspeita, o paciente não apresenta o quadro da doença

Reprodução/Google Maps

Um paciente está internado com suspeita de peste bubônica no Hospital Dr. Luiz Palmier, em São Gonçalo, município da região metropolitana do Rio.  A suspeita da doença pulmonar causada por uma bactéria foi confirmada após o resultado de um exame microbiológico, realizado no próprio hospital. O paciente tinha ferida com variações, mas a bactéria foi logo isolada.

Rio: atleta ucraniano é esfaqueado por assaltantes em ponto turístico

A Secretaria Municipal de saúde de São Gonçalo informou em nota que o paciente não apresenta o quadro da doença, mas todas as medidas de precaução foram tomadas pela equipe do hospital.

Após interdição, Justiça autoriza enterros em cemitérios de Caxias

Já a Secretaria Estadual de Saúde disse, após o caso, que adotará um protocolo para confirmar a suspeita da doença com uma bateria de exames e que ficará pronto nos próximos dias.

A peste bubônica, também conhecida como peste negra, devastou 1/3 da população europeia durante a Idade Média. Na época, o acúmulo de lixo nas cidades era constante, não havia tratamento de esgoto e os hábitos de higiene eram praticamente inexistentes, o que potencializava as chances das pessoas terem a doença. Os sintomas são febre alta, calafrios, dor de cabeça, dores no corpo, fraqueza, vômitos e convulsão.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Paulo Lima