Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

RJ: Prefeitura de Duque de Caxias volta atrás e adia volta às aulas

Decisão tinha caráter facultativo e beneficiava apenas escolas particulares da cidade. Entretanto, decisão do governo do estado e STF impossibilitou decreto

Rio de Janeiro|Lucas Ferreira, do R7*

Aulas continuam suspensas em Duque de Caxias
Aulas continuam suspensas em Duque de Caxias Aulas continuam suspensas em Duque de Caxias

A Prefeitura de Duque de Caxias (RJ) voltou atrás nesta quarta-feira (8) e revogou o decreto que permitia escolas particulares da cidade a retomar as aulas presenciais. A decisão de suspensão do decreto do poder executivo municipal concorda com pedidos do STF (Supremo Tribunal Federal) e do Governo do Rio de Janeiro.

Segundo a Prefeituras, a liberação para a retomada das aulas dos colégios particulares tinha caráter facultativo. Junto ao decreto, também eram apresentadas uma série de obrigatoriedades sanitárias para as escolas que decidissem retomar os encontros presenciais.

Leia também

A nova decisão da prefeitura vem um dia após o Governo do Rio de Janeiro prorrogar as medidas restritivas de circulação em todo o Estado até 21 de julho, incluindo a suspensão de aulas presenciais dos ensinos fundamental, médio e superior. Segundo o poder executivo municipal, a volta atrás também respeita orientação do STF.

“Em respeito à decisão do Supremo Tribunal Federal, que instrumentalizou a materialização da competência entre os entes federativos de pandemia, entendeu-se que o nosso último decreto restou sem sentido e perdeu seu objetivo”, afirmou a Prefeitura de Duque de Caxias por meio de nota.

Publicidade

Outro órgão que foi contra a decisão de Caxias foi a DP-RJ (Defensoria Pública do Rio de Janeiro). Para os defensores, a decisão de permitir o retorno apenas das escolas privadas amplia a “desigualdade entre unidades particulares e públicas”.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Paulo Guilherme

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.