Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

RJ vai ao STF contra investigação de operações policiais na pandemia

Governo tenta derrubar decisão do ministro Edson Fachin e alega que divulgação de dados prejudica investigações em curso

Rio de Janeiro|

Policiais na Favela do Jacarezinho em maio deste ano: incursão deixou 29 mortos
Policiais na Favela do Jacarezinho em maio deste ano: incursão deixou 29 mortos Policiais na Favela do Jacarezinho em maio deste ano: incursão deixou 29 mortos

O governo do Rio de Janeiro entrou nesta segunda-feira (16) com um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar derrubar a decisão individual do ministro Edson Fachin que mandou investigar as operações policiais abertas durante a pandemia. A Procuradoria Geral do Estado sugere duas alternativas: que Fachin reconsidere a própria decisão ou leve a questão direto ao plenário do tribunal.

O principal ponto questionado pelo governo fluminense é a ordem para conceder acesso a comunicações e relatórios sobre as operações. O argumento é o de que a divulgação das informações sem critério e de maneira descontextualizada pode colocar em risco a vida dos policiais e prejudicar investigações em curso.

"A divulgação de tais dados, de maneira generalizada, subtrairia a tais operações o efeito surpresa, permitindo aos criminosos se antecipar a tais operações, e, mediante a análise de operações já realizadas, a compreender o modus operandi da polícia, colocando em risco o resultado de tais ações e a vida de policiais e de indivíduos em geral", diz um trecho do agravo.

Jacarezinho

Publicidade

A ordem para o Ministério Público Federal investigar as operações deflagradas no Rio de Janeiro foi dada no final de junho. Ainda repercutia na opinião pública a incursão da Polícia Civil na favela do Jacarezinho, na zona norte da capital, que matou 29 pessoas. A ação foi aberta mesmo com uma decisão do STF que, desde junho do ano passado, restringiu as operações policiais no estado até o fim da crise sanitária causada pelo coronavírus. O governo fluminense nega ter violado a determinação do tribunal.

O recurso foi enviado em uma ação movida pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), que pediu a intervenção do Supremo na elaboração de um plano de redução da letalidade e da violência policial no Rio de Janeiro. Fachin, relator do processo, já criticou a política de Segurança Pública fluminense, classificada por ele como "um estado de coisas complemente contrário à Constituição".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.