Vice de Pezão, Francisco Dornelles assume governo do Rio de Janeiro
Atual governador do Estado foi preso nesta quinta-feira (29) pela Polícia Federal durante Operação Boca de Lobo, desdobramento da Lava Jato
Rio de Janeiro|Agência Brasil
Com a prisão do governador Luiz Fernando Pezão, Francisco Dornelles, vice-governador, já assumiu interinamente o governo do Estado do Rio de Janeiro. Na linha sucessória, figura agora o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Milton Fernandes de Souza.
Isto acontece porque o presidente da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), deputado Jorge Picciani, está em prisão domiciliar desde março deste ano. Picciani foi preso na Operação Cadeia Velha, que investiga pagamento de propinas a deputados estaduais do Rio.
Leia também
O atual presidente em exercício da Alerj, André Ceciliano, não poderia assumir o governo pois o sucessor de Picciani é o deputado Wagner Montes.
Segundo nota da Alerj, Montes vem renovando uma licença médica a cada 30 dias. Assim, Ceciliano é, na verdade, o segundo vice-presidente. Ou seja, interino do interino.
Leia também: prisão de Pezão ocorre 3 semanas após PF mirar deputados estaduais
Em nota, a Alerj lamenta a situação do estado. “Vamos continuar trabalhando, especialmente neste momento em que votamos questões importantes, como a prorrogação do estado de calamidade nas finanças, do Fundo de Combate à Pobreza, os vetos a projetos de lei e o orçamento do ano que vem”, diz a nota.
Assista abaixo à reportagem O Rio de Janeiro na Lama: