Vídeo mostra momento em que PMs atiram em mototaxistas na zona norte do Rio
Gleberson Nascimento Alves e Alan de Souza Pereira morreram; policiais serão indiciados
Rio de Janeiro|Do R7

Um vídeo gravado por uma câmera de segurança mostra o momento em que dois jovens foram atingidos a tiros por policiais militares em Rocha Miranda, na zona norte do Rio. Gleberson Nascimento Alves, de 28 anos, e Alan de Souza Pereira, de 20, estavam em uma moto e caíram depois de receber os disparos. Eles morreram no local.
Os três PMs envolvidos no episódio devem responder por homicídio doloso (quando há intenção de matar) e fraude processual. De acordo com o delegado Marcus Neves, titular da delegacia de Honório Gurgel (40ª DP), os agentes são investigados por uma suposta alteração da cena do crime.
Parentes das vítimas disseram que os dois, que trabalhavam como mototaxistas, foram atingidos por disparos depois que os policiais confundiram uma peça de moto que eles carregavam com uma arma. Ainda segundo os familiares, os PMs tentaram forjar um tiroteio, conforme informou uma mulher à reportagem da Record, sem se identificar.
— Eles colocaram uma arma na mão dele [uma das vítimas]. Só que colocaram na mão direita e ele era canhoto.
A versão dos policiais é diferente. Aos investigadores, os envolvidos contaram que a viatura em que estavam foi alvo de tiros, disparados por quatro homens, que passaram em duas motos perto da comunidade Bateau Mouche. Ainda segundo eles, houve tiroteio e uma dupla foi alvejada, caindo no chão. Outra conseguiu fugir.
Familiares e amigos das vítimas promoveram uma manifestação no dia seguinte à morte dos dois e queimaram um ônibus. Assista ao vídeo: