Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Após reabertura, movimento em ônibus da cidade de SP fica estável

Desde que reabriu shoppings, no dia 11, capital teve cerca de 1,3 milhão de passageiros nos dias úteis. Isolamento social também não teve variação

São Paulo|Gabriel Croquer*, do R7

Estimativa é produzida em relatório diário feito pela CET e SPTrans
Estimativa é produzida em relatório diário feito pela CET e SPTrans

Uma semana depois de reabrir todos os comércios classificados na fase 2 do plano de retomada econômica, a cidade de São Paulo manteve a mesma taxa de passageiros nas linhas de ônibus municipais em todos os dias úteis compilados desde o dia 11 de junho, quando os shoppings voltaram a funcionar na capital, até a última sexta-feira (19).

Leia também: Ônibus da cidade de SP voltam a poder circular com pessoas em pé

Segundo dados do boletim diário de mobilidade e transportes produzido pela CET (Companhia de Engenharia e Tráfego) e SPTrans (São Paulo Transporte), o número estimado de passageiros transportados se manteve em 1,3 milhão em cada um dos dias, com exceção do fim de semana. A estimativa é produzida a partir da análise do número de viagens realizadas por dia, coletado diariamente pela SPTrans. 

Leia também

A mesma demanda foi registrada nos dias 10 e 9 de junho, quando a capital permitiu a reabertura do comércio de rua e de imobiliárias. As duas primeiras categorias abertas na cidade foram as concessionárias de veículos e escritórios, a partir do dia 5.


Por mais que a taxa se mantenha estável, a aglomeração nos ônibus da capital paulista continuaram a ocorrer durante a semana passada, o que resultou na exoneração do secretário de Transportes, Edson Caram. Na sexta-feira (19), a prefeitura voltou atrás na determinação de que os passageiros estejam sentados, e recomenda somente que os motoristas evitem a superlotação e que transportem os passageiros com distância segura.

Leia também: SP: especialistas temem contágio no transporte público com retomada 


Apesar da estimativa da SPTrans mostrar estabilidade, o número de viagens realizadas sinaliza que os passageiros de São Paulo estão utilizando mais ônibus por dia. Desde quinta-feira (11), a capital teve aumento de 13,5% das viagens registradas, de 3,1 milhões para 3,5 milhões na última quarta-feira (17), quando foi feita a última atualização dos dados.

Número de passageiros catracados por dia em São Paulo


Quinta-feira (11)- 3.110.854

Sexta-feira (12) - 3.379.818

Segunda-feira (15) - 3.515.499

Terça-feira (16) - 3.423.010

Quarta-feira (17)- 3.530.673

Isolamento social na cidade

A tendência de estabilidade também é observada nas taxas de isolamento social da cidade: desde o dia 11, os índices se mantiveram entre 46% e 48% nos dias úteis da semana.

Quinta-feira (11) - 48%

Sexta-feira (12) - 47%

Segunda-feira (15) - 48%

Terça-feira (16) - 48%

Quarta-feira (17) - 47%

Quinta-feira (18) - 46%

Sexta-feira (19) - 45%

*Estagiário do R7, sob supervisão de Ana Vinhas

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.