Cantareira vai entrar em faixa de restrição em 1º de outubro, após atingir 29,4% da capacidade
A medida determinada pela ANA e pela SP Águas é resultado da redução do nível dos reservatórios, associada às chuvas abaixo da média nos últimos meses
São Paulo|Do R7

O Sistema Cantareira, maior reservatório de água da região metropolitana de São Paulo, passará a operar na Faixa 4 de restrição a partir de 1º de outubro, o que não ocorria desde janeiro de 2022.
A determinação é da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) e da SP Águas (Agência de Águas do Estado de São Paulo).
A medida é resultado da redução do nível dos reservatórios, associada às chuvas abaixo da média nos últimos meses.
O sistema registra 29,4% de seu volume útil. O nível entre 30% e 20% é considerado estado crítico. Já o último estado, de emergência, é acionado quando os valores atingem percentuais inferiores a 20%.
A SP Águas também declarou escassez hídrica na Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, com volume útil de 25,7%, e na Bacia Hidrográfica do Piracicaba, que abastece o sistema Cantareira.
Com o Cantareira em faixa de restrição, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) poderá retirar do sistema até 23 metros cúbicos por segundo (m³/s), em vez dos 27 m³/s autorizados em setembro de 2025 (Faixa 3 - Alerta).
A Sabesp poderá utilizar, além dos 23 m³/s autorizados no Cantareira, a vazão transposta no reservatório de Jaguari, nabacia do rio Paraíba do Sul, para o reservatório de Atibainha, com a vazão total limitada ao valor outorgado de 33 m³/s.
“A ANA e a SP Águas avaliam que as regras de operação vigentes são adequadas para a gestão dos recursos hídricos do Sistema e fazem o acompanhamento diário dos dados de níveis da água, vazão e volume armazenado, visando subsidiar a tomada de decisões”, afirma a ANA em nota.
Desde 27 e agosto, a Sabesp já vinha reduzindo a retirada do sistema. Na última segunda-feira (22), foi ampliado em duas horas o tempo da redução da pressão noturna na região metropolitana de São Paulo, passando de 8 horas para 10 horas por dia.
Veja dicas para economizar água
Banheiro
- Reduzir o banho de 15 para 5 minutos pode cortar o consumo de 150 para 50 litros, uma economia de 9 mil litros por mês em uma família de três pessoas.
- Escovar os dentes ou fazer a barba com a torneira fechada evita desperdício de até 20 litros por vez.
- Descargas com caixa acoplada e duplo acionamento podem gastar menos da metade da água em relação aos modelos antigos.
Cozinha
- Lavar a louça com a torneira aberta pode gastar até 120 litros. Ensaboe tudo de uma vez e enxágue no final para economizar até 80 litros.
- Máquinas de lavar louça consomem menos água se utilizadas cheias e com o programa correto.
- Higienize frutas e verduras deixando de molho, em vez de lavar sob água corrente.
Lavanderia
- Prefira usar a máquina de lavar roupa cheia. Os modelos de abertura frontal gastam menos água do que os de abertura superior.
Quintal e jardim
- Uma mangueira ligada por 30 minutos pode gastar mais de 500 litros. Use vassoura para limpar áreas externas.
- Regue as plantas no início da manhã ou no fim da tarde, quando a evaporação é menor.
Vazamentos
- Uma torneira pingando pode desperdiçar mais de 40 litros por dia.
- Suspeita de vazamento? Feche todas as torneiras e verifique o hidrômetro. Se ele continuar girando, é sinal de problema oculto.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
