Com 2.500 manifestantes em frente à Câmara, sessão sobre Plano Diretor é retomada
Existe a possibilidade de o projeto de lei ser votado nesta noite
São Paulo|Do R7, com Agência Record

O viaduto Jacareí, no centro da capital, está bloqueado, desde o começo da noite desta sexta-feira (27), por um grupo de aproximadamente 2.500 pessoas. A manifestação foi convocada pelo MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) como forma de pressionar os vereadores que estão na sessão que trata do Plano Diretor a aprovar, entre outras questões, a ocupação intitulada Copa do Povo, em Itaquera, na zona leste de São Paulo.
A sessão foi suspensa no fim da tarde, mas as discussões foram retomadas pelos vereadores logo em seguida. Ainda não há previsão de o projeto de lei será votado hoje, mas a expectativa é que sim, possivelmente até o fim da noite.
Segundo a Polícia Militar, por volta das 19h, o ato acontecia de forma pacífica. Mesmo assim, a Tropa de Choque foi deslocada para a região. As duas pistas em frente à Câmara Municipal estavam bloqueadas no horário.
O coordenador do Movimento dos Trabalhadores sem-teto (MTST), Guilherme Boulos, ficou surpreso com a chegada da Tropa de Choque.
— O que aconteceu? Por que eles [o Choque] estão aqui? Nosso movimento é pacífico, tudo calmo. Vocês não vão ver black blocs aqui.
O MTST quer que ao menos quatro reivindicações do grupo sejam incluídas no Plano Diretor. A principal e mais polêmica é sobre o terreno de 150 mil m² em Itaquera, ocupado por centenas de famílias. O movimento quer indicar quais delas serão beneficiadas em um possível programa habitacional. O Ministério Público já se posicionou contrário e disse que o processo deve ser por vias normais, seguindo a fila que existe hoje no município.
Adiada quase 20 vezes, votação do Plano Diretor pode ocorrer durante recesso de vereadores
Texto final do Plano Diretor exclui regularização da Copa do Povo e libera "espigões" em SP