Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Com quatro anos de atraso, trecho do Monotrilho é entregue em SP

As estações São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União funcionam de segunda-feira à sexta-feira, das 10h às 15h, sem cobrança de tarifa

São Paulo|Plínio Aguiar, do R7

Alckmin entrega com atraso quatro estações do Monotrilho em SP
Alckmin entrega com atraso quatro estações do Monotrilho em SP EDSON LOPES JR/EDSON LOPES JR/A2FOTOGRAFIA

Com quatro anos de atraso, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) inaugura na manhã desta sexta-feira o novo trecho da linha 15-Prata do Metrô, conhecida como Monotrilho.

As novas estações São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União funcionam em operação assistida, de segunda-feira à sexta-feira, das 10h às 15h, sem cobrança de tarifa.

Alckmin entrega trem SP-Aeroporto de Guarulhos e diz: atraso é mentira

O monotrilho é uma promessa antiga de Alckmin. O tucano inaugurou em outubro de 2014 as primeiras estações: Vila Prudente e Oratório, na zona leste da capital paulista. Ao todo, serão 24,5km de linha — o trecho que vai de Oratório a São Mateus deveria estar pronto até o final de 2014. Já a previsão de conclusão para a última etapa, até a Cidade Tiradentes, é até o final de 2016.


Após 6 anos, monotrilhos de SP colecionam falhas, atrasos e estão mais caros

Estação Moema foi inaugurada em SP com quatro anos de atraso
Estação Moema foi inaugurada em SP com quatro anos de atraso

Estações


Em três dias, seis estações de metrô começarão a funcionar na cidade de São Paulo, todas com atraso. O ritmo intenso de inaugurações acompanha a última semana de atividades de Alckmin como governador do Estado — ele deixa o cargo para concorrer à Presidência da República.

Com também quatro anos de atraso, o tucano inaugurou na quinta-feira (5) a estação Moema da linha 5-Lilás do Metrô. A estação fica na esquina da avenida Ibirapuera com a avenida Divino Salvador, na zona sul. Durante um mês, a estação irá funcionar em operação assistida, com funcionamento de segunda-feira à sábado, das 10h às 15h, sem cobrança de tarifa. Progressivamente, o horário será ampliado até que a estação opere normalmente — todos os dias, das 4h40 à 0h, mediante a tarifa de R$ 4.


A linha 5-Lilás tinha a entrega a final marcada para 2014. Data que foi postergada para 2016, depois para 2017 e, agora, para o final de 2018. O governo estima que 800 mil pessoas utilizem a linha. O objetivo da linha é ligar o Capão Redondo à Chácara Klabin, com interligação com o monotrilho e as linhas 1-Azul e 2-Verde, amba do Metrô. No entanto, o governo ainda falta entregar cinco estações: Campo Belo, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin.

Alckmin inaugurou Oscar Freire com seis anos de atraso em SP
Alckmin inaugurou Oscar Freire com seis anos de atraso em SP

Já com seis anos de atraso, Alckmin abriu na última quarta-feira (4) a estação Oscar Freire, da Linha 4-Amarela do Metrô. A estação irá funcionar de segunda-feira a domingo, das 10h às 15h, pelo período de 15 dias.

O formato é chamado de Operação Comercial Restrita, e consiste na maturação dos equipamentos e sistemas, como os de alimentação elétrica, sinalização e telecomunicações. O funcionamento da estação será ampliado posteriormente, operando de domingo a sexta-feira das 4h40 à 0h, e aos sábados das 4h40 à 1h.

A Oscar Freire passa a ser a nona estação em funcionamento na Linha 4-Amarela, que é operada pela concessionária ViaQuatro. Com a estimativa de receber 24 mil pessoas diariamente, a estação não vai alterar a extensão da rede metroviária da capital paulista, de 83,3 km, já que fica no trecho intermediário entre Paulista e Fradique Coutinho, ambas em operação.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.