Coronel Ronaldo Miguel Vieira assume comando geral da PM de SP
Cargo era ocupado pelo coronel Fernando Alencar de Medeiros. Segundo ele, principal meta serão as atividades operacionais
São Paulo|Do R7, com informações de Emerson Ramos, da Record TV
O coronel Ronaldo Miguel Vieira, que estava à frente do Batalhão de Choque, assumiu, nesta terça-feira (3), o comando geral da Polícia Militar de São Paulo. A cerimônia começou às 10h, na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, na zona norte da capital. Até então, o cargo era ocupado pelo coronel Fernando Alencar de Medeiros.
"Não medirei esforços para cumprir esta nobre missão", afirmou Vieira após a posse. "Agradeço o apoio dessa tropa valorosa que sempre está pronta para cumprir qualquer missão em nome da Polícia Militar e em prol da segurança do povo paulista. Tenho como meta respeitar as tradições, mantendo a visão do futuro e deixando a polícia moderna e atualizada", completou.
A mudança foi anunciada pelo governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), no dia 26 de abril. Na ocasião, ele disse que pretendia dar início a uma série de medidas de combate à criminalidade com o novo comando das polícias.
“Meus votos de boa sorte ao novo comandante e também ao novo subcomandante. Temos que ter a consciência de que a luta contra a criminalidade é permanente. Apesar de termos esses melhores indicadores [do país], o cidadão de São Paulo precisa se sentir protegido, seguro e isso é tarefa de todos”, disse Garcia na coletiva desta terça (3).
Segundo o comandante-geral da PM, a principal meta será priorizar as atividades operacionais, o combate ao crime e o tráfico de drogas.
Leia também
Ronaldo Miguel Vieira tem 51 anos, ingressou na PM em 1989 e foi promovido a coronel em 2019. Esteve à frente dos comandos de Policiamento de Área Metropolitano-1, Casa Militar, Regimento de Polícia Montada 9 de Julho e de cinco batalhões. Chefiou a Divisão Operacional do Comando de Policiamento de Choque e atuou como comandante de Companhia Territorial e do Policiamento de Área.
Em discurso, o comandante agradeceu a confiança e à família e disse que trabalhará para deixar a polícia moderna e atualizada. "Não medirei esforços para cumprir esta nobre missão. Agradeço o apoio dessa tropa valorosa que sempre está pronta para cumprir qualquer missão em nome da Polícia Militar e em prol da segurança do povo paulista. Tenho como meta respeitar as tradições, mantendo a visão do futuro e deixando a polícia moderna e atualizada", afirmou o coronel Ronaldo Miguel Vieira.
Ele prometeu melhorar as condições de bem-estar dos policiais com instruções e equipamentos de proteção "para que tenham segurança e conhecimento para desenvolver as atividades" e citou o policiamento comunitário como forma de aproximação com a sociedade.
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes participou da cerimônia em São Paulo, assim como o governador Rodrigo Garcia e o secretário de Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos.