Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Disputa de empresas por terraço do edifício Martinelli começa em março

Edital de licitação que entrega à iniciativa privada observatório Martinelli será lançado após contribuições ao projeto feitas pela população até o dia 20

São Paulo|Joyce Ribeiro, do R7

Terraço do Martinelli será repassado à iniciativa privada
Terraço do Martinelli será repassado à iniciativa privada Terraço do Martinelli será repassado à iniciativa privada

A população tem até o dia 20 para contribuir com sugestões no projeto de implantação do Observatório Martinelli, no edifício histórico de mesmo nome, no centro de São Paulo. A expectativa da prefeitura é receber 160 mil visitas ao ano, um aumento de 483%, após o repasse da área à iniciativa privada.

Ao fim da consulta pública, a São Paulo Urbanismo vai analisar e incorporar as contribuições. A ideia da prefeitura é lançar o edital de licitação ainda em março. 

Leia mais: Prefeitura lança edital para licitação dos cemitérios e serviços funerários

Entre abril - mês de reabertura do espaço ao público- e dezembro de 2019, o terraço do edifício Martinelli recebeu a visita de 27.453 pessoas. Segundo levantamento da prefeitura, os moradores da capital são os que mais visitam a cobertura, representando 52,9% do total. Em seguida aparece o turista nacional (40,8%), mas também o turista internacional (6,3%).

Publicidade

Destaque para os visitantes vindos do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. A maior parte dos visitantes tem entre 18 e 24 anos e de 30 a 39 anos. Cerca de 55% das pessoas que visitam o terraço são mulheres. São nove horários de visitação todos os dias, incluindo finais de semana e feriados.

Veja também: Prefeitura abre licitação de R$ 900 milhões para semáforos

Publicidade

A visita, no entanto, é um pouco restrita, uma vez que a mansão que fica no último andar permanece fechada por precisar de intensa reforma e há grades no entorno do terraço. Com as mudanças previstas, o palacete do comendador Martinelli será aberto à visitação.

O projeto de implantação e manutenção do Observatório Martinelli prevê um programa de curadoria com espaços expositivos, painéis interativos e acervos relacionados à história do edifício e da cidade, além de apresentações culturais. Também serão inaugurados um novo elevador, restaurante, loja, café e um centro de informações turísticas. 

Publicidade

Leia ainda: Licitação dos ônibus de SP entra em vigor após seis anos de batalhas

A cobertura do edifício Martinelli permite uma visão panorâmica da cidade em 360°. Os interessados em conhecer o terraço podem reservar o ingresso pelo site ou chegar com 30 minutos de antecedência na avenida São João, 35. O tour é gratuito e dura até 45 minutos. 

Palacete no terraço está fechado ao público, mas poderá ser reaberto
Palacete no terraço está fechado ao público, mas poderá ser reaberto Palacete no terraço está fechado ao público, mas poderá ser reaberto

História do edifício Martinelli

O edifício Martinelli é um dos primeiros arranha-céus do Brasil e da América Latina. O prédio foi idealizado pelo comerciante italiano Giuseppe Martinelli e projetado pelo arquiteto húngaro Vilmos Fillinger. Sua construção foi iniciada em 1924 e se arrastou por dez anos.

Veja também: Prefeitura de SP anuncia empresa vencedora da licitação da Zona Azul

O prédio tem 30 andares e 105 metros de altura. Para provar à população que o edifício era seguro, o comendador Martinelli construiu um palacete na cobertura, onde morou com a família. A fachada do edifício Martinelli é tombada por ser patrimônio histórico.

A partir da década de 60, o empreendimento entrou em degradação extrema. O edifício foi desapropriado e remodelado em 1979 para abrigar órgãos municipais e lojas no piso térreo. Hoje cerca 80% do prédio pertence à Prefeitura de São Paulo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.