Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Em 2019, Bombeiros já registraram 125 acidentes com patinetes em SP

Equipamento virou alvo de polêmicas após virar febre após ser oferecidos para locação por empresas de mobilidade na cidade de SP

São Paulo|Márcio Neves, do R7, com informações da Agência Record

Homem em patinete é atropelado em cruzamento da Avenida Brasil, nos Jardins (SP)
Homem em patinete é atropelado em cruzamento da Avenida Brasil, nos Jardins (SP)

O Corpo de Bombeiros de São Paulo já atendeu 125 ocorrências relacionadas a acidentes com patinetes na capital paulista neste ano. Foram 25 acidentes em janeiro; 22 em fevereiro; 25 em março; 20 em abril e 33 em maio.

Leia mais: Em 1º dia de fiscalização, prefeitura recolhe 557 patinetes em SP

No início de maio, um destes acidentes foi o de um usuário de patinete atropelado por um carro no bairro dos Jardins. O motorista fugiu sem prestar socorro.

Os patinetes viraram alvo central de uma polêmica na cidade, principalmente após o R7 revelar que sua circulação em alta velocidade, tem assustado pedestres na avenida Paulista, além de acidentes e incidentes com este meio de locomoção, que ganhou força após serem espalhados em pontos da cidade por empresas de mobilidade que alugam os equipamentos.


A Prefeitura chegou a estipular regras para garantir mais segurança aos usuários de patinetes. As regras também servem pra resguardar os direitos dos pedestres e usuários de outros modais de transporte.

As regras, divulgadas no Diário Oficial em 15 de maio, são, entre outras, obrigatoriedade do uso de capacete; proibição da circulação nas calçadas; circulação restrita a ciclovias, ciclofaixas ou ruas com limite de velocidade de até 40 Km/h e velocidade máxima do patinete de 20 Km/h; além de regras impostas às empresas, como, promoção de campanhas educativas, fornecimento de equipamentos de segurança, confidencialidade dos dados dos usuários, recolhimento dos equipamentos estacionados em locais irregulares.


Entretanto, estas regras viraram alvo de embate entre as empresas que oferecem o serviço e a Prefeitura, que levaram o caso à Justiça. 

O Ministério Público de São Paulo instaurou um inquérito civil para apurar as novas regras sobre a circulação de patinetes na Capital, já que o órgão vê a necessidade de instaurar um inquérito para apurar a regulamentação e a fiscalização do uso de patinetes elétricos na cidade.

As empresas que oferecem o serviço, por sua vez, questionam as regras da Prefeitura e, inclusive, já conseguiram reverter, por exemplo, a necessidade de capacetes para quem usar patinetes na cidade.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.