Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo de SP antecipa calendário vacinal para adultos e adolescentes

Término da 1ª dose para população adulta ocorrerá no dia 16 de agosto; adolescentes começam a se vacinar dia 18 do mesmo mês

São Paulo|Fabíola Perez, do R7

Governo anuncia antecipação do calendário vacinal para adultos e adolescentes
Governo anuncia antecipação do calendário vacinal para adultos e adolescentes Governo anuncia antecipação do calendário vacinal para adultos e adolescentes

O governo de São Paulo antecipou, nesta quarta-feira (28), o calendário vacinal para adultos e adolescentes de todo o estado. O término da vacinação de primeira dose para a população adulta ocorrerá no dia 16 de agosto. Antes, a data prevista pela administração estadual era para o dia 20.

Leia também

O anúncio foi feito pelo governador João Doria (PSDB), que retornou hoje ao trabalho presencial após ter sido diagnosticado com covid-19 pela segunda vez, durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes. A possibilidade de antecipar o calendário havia sido comentada durante a entrega de uma nova remessa de imunizantes na sede do Instituto Butantan na manhã desta quarta. 

A vacinação de adolescentes com a vacina Pzifer, a única liberada pela Anvisa para essa faixa etária, também foi antecipada em três dias e começará no dia 18 de agosto. Mais cedo, em coletiva no Instituto Butantan, o diretor Dimas Covas afirmou que vem realizando reuniões com a Anvisa para discutir a aplicação de doses da CoronaVac a essa faixa etária. "O processo está em andamento e esperamos que em breve possa haver a autorização para estensão da vacina para a população dos 3 aos 17 anos", disse.

Entre os dias 18 e 29 de agosto, serão vacinados adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, deficiências, gestantes e puérperas. Entre os dias 30 de agosto e 5 de setembro, serão imunizados adolescentes de 15 a 17 anos. Entre os dias 6 de setembro e 12 de setembro receberão as doses jovens com 12 a 14 anos.

Publicidade

Segundo o calendário vacinal, entre os dias 19 e 29 de julho são imunizadas pessoas de 30 a 34 anos. No período de 30 de julho a 4 de agosto serão vacinadas pessoas com 28 e 29 anos. Já entre os dias 5 e 9 de agosto serão vacinadas pessoas com 25 a 27 anos. No período de 10 a 16 do mesmo mês, pessoas com 18 a 24 anos terão acesso às doses.

Na manhã desta quarta-feira (28), o estado recebeu um lote de mais 1,5 milhão de doses da CoronaVac, a vacina contra a covid-19 produzida pelo Butantan e pela farmacêutica chinesa Sinovac, para entregar ao PNI (Programa Nacional de Imunizações) do Ministério da Saúde.

Publicidade

"Com essa entrega de hoje, o Instituto Butantan e o governo de São Paulo completam 61,649 milhões de doses entregues ao Programa Nacional de Imunizações", disse Rodrigo Garcia, vice-governador. Do total de doses, 339 mil permanecem no estado.

De acordo com o governo, São Paulo aplicou 35 milhões de doses, cerca de 25 milhões referentes à primeira dose, o que provocou a queda no número de mortes, casos e internações. "Isso representa 75% da população alvo imunizada com a primeira dose e 57% de toda a população", afirmou Gorinchteyn.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.