Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Homem que leu biografia de Hitler em biblioteca no centro de São Paulo é condenado por racismo

O TJ-SP determinou que o réu terá que pagar R$ 50 mil em indenização e estabeleceu medidas protetivas aos funcionários  

São Paulo|Luan Leão e Edilson Muniz, da Agência Record

Homem lia livro sobre Adolf Hitler na biblioteca Mário de Andrade
Homem lia livro sobre Adolf Hitler na biblioteca Mário de Andrade Homem lia livro sobre Adolf Hitler na biblioteca Mário de Andrade

O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou Wilho da Silva Brito, que proferiu falas racistas dentro da Biblioteca Mário de Andrade, no centro de São Paulo, a dois anos e oito meses de prisão em regime semiaberto.

"Não gosto de negros. Se negro prestasse, não era discriminado pela sociedade", afirmou o homem em 3 de agosto, quando foi preso em flagrante. Brito estava lendo a biografia de Adolf Hitler, líder do partido nazista alemão, momentos antes de cometer o crime.

A sentença foi proferida pela juíza Larissa Gaspar Tunala, da 18ª Vara Criminal, em 6 de dezembro. Na decisão, a magistrada apontou episódios de racismo, misoginia, homofobia, além de agressões verbais e apologia do nazismo praticados por Brito desde 2017, com base nos depoimentos de funcionários da biblioteca.

Leia também

Segundo a juíza, a prisão preventiva como cautelar é necessária para a garantia da ordem pública. O cumprimento da pena visa colocar um fim na "escalada de violência inerente a esse tipo de crime".

Publicidade

Também foi concedida medida protetiva em favor das testemunhas, funcionários da biblioteca, e de seus familiares. Portanto, Brito deve manter pelo menos 100 metros de distância e não pode frequentar os mesmos lugares que as vítimas, especialmente a Biblioteca Mário de Andrade.

Larissa Gaspar Tunala também determinou o pagamento de indenização no valor de R$ 50 mil reais em favor da biblioteca.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.