Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mulher que acompanhava motorista que matou cicloativista é indiciada

Passageira confirmou que o homem identificado como o motorista, José Maria da Costa Júnior, era quem estava ao volante no momento do crime

São Paulo|Elizabeth Matravolgyi, da Agência Record

A mulher que acompanhava o motorista que fugiu sem prestar socorro após atropelar a cicloativista Marina Kohler Harkot, de 28 anos, prestou depoimento nesta quarta-feira (18) e foi indiciada por omissão de socorro. Ela confirmou que o homem identificado como o motorista estava ao volante no momento do crime. 

Cicloativista morreu atropelada na zona oeste de SP
Cicloativista morreu atropelada na zona oeste de SP Cicloativista morreu atropelada na zona oeste de SP

Leia também: Vídeo mostra suspeito de atropelar ciclista sorrindo após acidente

Marina trafegava de bicicleta pela Avenida Paulo VI, no Sumaré, zona oeste de São Paulo quando foi atingida pelo veículo, às 23h50. Ela morreu no local. 

O motorista é José Maria da Costa Júnior. Ele se apresentou à polícia no dia 10 de novembro e permaneceu em silêncio durante interrogatório. Ao deixar a delegacia, não quis falar com a imprensa e enfrentou protestos de cicloativistas.

Publicidade

Quem era Marina Harkot

Marina era ativista feminista e de movimentos que defendiam melhores políticas de mobilidade urbana. Levou sua luta também para a vida acadêmica. Formada em Ciências Sociais pela USP, era mestra e doutoranda pela FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP), onde atuava como pesquisadora colaboradora do LabCidade (Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade).

Leia também: Família de jovem atropelada segue na luta pelos direitos dos ciclistas

Segundo informações de seu currículo Lattes, ela vinha se aprofundando em sua pesquisa de doutorado "no debate sobre segregação socioterritorial a partir de abordagens de gênero, raça e sexualidade". Na dissertação de mestrado, defendida em 2018, Marina já havia estudado a relação entre gênero, mobilidade e desigualdade.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.