Paese na zona oeste de SP completa 14 dias nesta sexta-feira
Previsão é que empresas que assumirão linhas normalizem operação até o fim do mês
São Paulo|Do R7
O sistema Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) completa 14 dias de operação na zona oeste de São Paulo nesta sexta-feira (13). O sistema foi acionado no dia 31 de agosto quando motoristas e cobradores da Viação Oak Tree começaram uma greve por questões trabalhistas.
A previsão, segundo a SPTrans (São Paulo Transportes), é que a operação seja normalizada até o fim do mês. Enquanto isso, o Paese continua funcionando em oito linhas da região com 62 veículos, o que equivale a 75% da frota que operava na região.
Greve e falência
Poucos dias depois da paralisação dos funcionários, no dia 4 de setembro, a empresa anunciou o fim das atividades. A empresa atendia a 42 mil passageiros do Rio Pequeno, Jaguaré e região. A greve e depois a extinção da empresa paralisaram as nove linhas de ônibus da viação que operava com 83 veículos.
Prefeitura de SP pode criar empresa pública de ônibus
Haddad quer estatal de ônibus para áreas deficitárias
As linhas da Viação Oak Tree serão assumidas pela Transpass e pela Gato Preto, outras duas empresas do Consórcio Sudoeste. De acordo com a SPTrans, as empresas contratam mão de obra para a operação, inclusive funcionários da extinta Oak Tree, conforme acordo com o Ministério do Trabalho.
Circulação normal
Os trens do metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitano) e as outras linhas de ônibus de São Paulo funcionam normalmente na manhã desta sexta-feira.
A partir de janeiro, SP terá 140 linhas de ônibus circulando na madrugada