Logo R7.com
RecordPlus

PM volta a abordar policial civil e há nova confusão entre policiais em SP

Abordagem de PMs da Rocam a policial civil negro que estava em viatura descaracterizada aumenta tensão entre as duas polícias em São Paulo

São Paulo|Kaique Dalapola, do R7, e Guilherme Alves, da Agência Record

  • Google News

Um policial civil negro foi abordado por dois policiais militares da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas), na tarde desta quinta-feira (17), enquanto passava com uma viatura descaracterizada por uma rua na Cidade Ademar, zona sul de São Paulo. A ocorrência aumenta ainda mais a tensão entre as polícias paulistas.

De acordo com a Polícia Militar, dois agentes da Rocam fizeram a abordagem a um Chevrolet Cobalt preto, com insulfilm nos quatro vidros.


No último final de semana, policiais civis e militares haviam se desentendido após uma abordagem de PMs a civis supostamente embriagados que estavam dirigindo. A Secretaria de Segurança Pública disse, no entanto, que exames feitos posteriormente pelos policiais apontaram que eles não haviam ingerido bebida alcoolica.

Leia também: Policial civil negro é agredido por policial militar branco em SP


Na ocorrência desta quinta-feira, vídeos feitos pelos policiais que estavam no local indicam que o policial civil entregou a identidade funcional aos PMs que realizavam a abordagem. Em seguida, o policial civil pediu para que os PMs também entregassem as identidades, mas eles recusaram, alegando que estavam fardados e com a viatura caracterizada da Polícia Militar.

Na sequência das imagens gravadas por um dos PMs, é possível ver o desentendimento.


Identificação de PM que abordou policial civil
Identificação de PM que abordou policial civil

Em outro vídeo, gravado pelo policial civil, ele contesta a abordagem e reclama por não poder ir embora, após ter cedido seu documento. O PM, identificado como soldado Élcio, alega ter dado seu documento para o civil, que se recusa a passar seus dados novamente.

Para o delegado Gustavo Mesquita, presidente da Adpesp (Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo), o episódio mostra que "algo não vai bem, porque essas ocorrências de abordagens abusivas tem se tornado cada vez mais corriqueira".


Embora defenda que as polícias devam estar do mesmo lado, com objetivo de combater o crime, Mesquita diz que os policiais civis merecem mais "respeito nas abordagens" praticadas por PMs. "É fundamental que nesse momento a corregedoria da Polícia Militar atue com firmeza com PMs que praticarem excessos e abusos em relação a abordagem ao policial civil".

O R7 pediu posicionamento para a Polícia Militar acerca da abordagem realizada ao policial civil. No entanto, até a publicação desta reportagem, não houve retorno.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.