Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeitura faz audiências públicas antes de implantar faixas de ônibus

Implantação será de 38 km de faixas exclusivas de ônibus em diferentes regiões da capital. Esta é a primeira vez que moradores serão consultados

São Paulo|Joyce Ribeiro, do R7

Pela primeira vez, população será consultada antes da implantação das faixas
Pela primeira vez, população será consultada antes da implantação das faixas Pela primeira vez, população será consultada antes da implantação das faixas

Para decidir sobre a implantação de 38 quilômetros de novas faixas exclusivas de ônibus na capital paulista, a prefeitura vai ouvir a população em quatro audiências públicas a partir do dia 13. Segundo a administração, esta é a primeira vez que os moradores são ouvidos sobre o assunto "de forma ampla e participativa".

As audiências ocorrem das 19h30 às 21h30 e serão realizadas em quatro subprefeituras: Pirituba (zona norte), Vila Prudente (zona leste), Campo Limpo (zona sul) e Butantã (zona oeste). 

Leia mais: Prefeitura de SP tomba o Complexo Penitenciário do Carandiru

A ideia da prefeitura é saber a opinião da população sobre quais as vias que deverão ser privilegiadas no transporte coletivo. De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, as faixas exclusivas de ônibus não exigem desapropriações ou grandes obras e facilitam a mobilidade ao dar preferência ao transporte utilizado pela maioria, além de garantir o fluxo dos veículos pelas demais faixas. 

Publicidade

As equipes técnicas da SPTrans (São Paulo Transporte) fizeram estudos para apontar as vias que poderiam receber a faixa exclusiva. Além da demanda, foram analisados outros critérios para implantação, entre eles se a via é utilizada por ao menos 40 ônibus por hora, se a velocidade média dos coletivos é inferior a 12 km/h e se há pelo menos 6 metros de largura em cada sentido da via. Outro detalhe é a existência prévia de faixas e corredores de ônibus no trecho. 

Veja também: Garota de 7 anos é atropelada ao brincar com patinete em SP

Publicidade

Números

O plano tem como objetivo implantar novas faixas exclusivas em toda a cidade. Segundo a SPTrans, ao dia, cerca de 320 mil passageiros serão beneficiados, sendo 79.200 na região central, 43.500 na zona norte, 31.800 na região leste, 73.700 na zona sul e 91.800 na oeste.

Publicidade

Com os novos 38 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus propostos pela prefeitura, São Paulo chegará a 550 quilômetros de faixas. A cidade tem também 144 quilômetros de corredores exclusivos para ônibus. Do total, 15 foram implantados pelo Estado.

Leia mais: Jovem é baleada na cabeça por companheiro, em Osasco (SP)

Vias atendidas

A proposta da prefeitura é implantar as faixas de ônibus nas seguintes vias:

Rua da Cantareira

Rua Conselheiro Furtado

Rua São Caetano / Rua Monsenhor Andrade

Rua Oriente

Rua Barão de Ladário

Rua Miller

Largo da Concórdia / Viaduto do Gasômetro

Rua do Gasômetro

Avenida Deputado Cantídio Sampaio

Avenida Fiorelli Peccicaco

Avenida Raimundo Pereira de Magalhães

Avenida Mutinga

Rua São Teodoro

Avenida Pires do Rio

Avenida Sapopemba

Avenida Luiz Ferreira da Silva (binário com a Av. Sapopemba)

Avenida Yervant Kissajikian

Avenida Carlos Lacerda

Estrada das Lágrimas e ruas Alencar Araripe e Caripurá

Rua Salvador Simões

Rua Gentil de Moura

Avenida Ministro Laudo Ferreira de Camargo

Avenida Luciano Laurana

Rua Sumidouro

Leia mais: Polícia prende mulher que aplicava golpes em casas noturnas de SP

Calendário

A primeira audiência pública será realizada no dia 13 de novembro, das 19h30 às 21h30, na Subprefeitura da Vila Prudente, que fica na Avenida do Oratório, nº 172, no Jardim Independência.

No dia 18, é a vez da Subprefeitura do Campo Limpo, localizada na Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, nº 59. Já no dia 21, o debate ocorre na Subprefeitura do Butantã, na Rua Dr. Ulpiano da Costa Manso, nº 201 - Jardim Peri Peri. A última audiência será no dia 22 na Subprefeitura de Pirituba, que fica na Rua Luís Carneiro, nº 193 - Vila Barreto.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.