Problema em viga pode ter causado fenda em asfalto na ponte do Limão
Especialista foi ao local e afirma que uma das vigas está com rachaduras e com uma envergadura, abrindo espaço para que o asfalto cedesse
São Paulo|Márcio Neves, do R7
A fenda que se abriu no asfalto da ponte do Limão, na zona norte de São Paulo, na tarde de terça-feira (20), pode ter sido provocada pela envergadura de uma das vigas de sustentação do viaduto que passa por cima da marginal Tietê.
Leia mais: Policiais orientam motoristas em pista perto de viaduto que cedeu
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) interditou uma das faixas da ponte, no sentido bairro, após uma fenda de cerca de um 1,5 metro se abrir e o asfalto ceder no local.
Você tem alguma denúncia? Envie um e-mail para denuncia@r7.com
A pedido do R7, o engenheiro Márcio Estefano, professor do curso de pós-graduação em engenharia civil do Instituto Mauá de Tecnologia, foi até o local e constatou que há indícios de que a envergadura de uma das vigas que compõe o viaduto possa ser a causa do problema.
“As vigas estão com as cabeças danificadas e existe indícios de uma ligeira envergadura em uma das dezenas de vigas que compõe o viaduto. Essa é a causa mais provável para o asfalto ceder e a fenda se abrir na parte superior da estrutura”, explica.
O especialista explica ainda que foram utilizadas estopas de tecido para improvisar uma vedação do desnível desta viga para fazer o recapeamento da ponte.
“Parte do asfalto aplicado lá em cima caiu pela fenda provocada por esta envergadura na viga”, diz Estefano que apontou ainda a presença de sinais de corrosão do concreto e partes de outras vigas danificadas na estrutura da ponte.
A ponte do Limão é um dos viadutos que está na lista feita pela Prefeitura de São Paulo que necessitam de obras emergenciais.
O R7 solicitou para a Prefeitura de São Paulo esclarecimentos sobre as observações feitas pelo engenheiro convidado pela reportagem, que informou, por meio de nota da SSIURB (Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras) que a "ponte do Limão esta contemplada na licitação aberta no último dia 9 de novembro para contratação de empresas que irão desenvolver projetos estruturais e executivos de requalificação e laudos técnicos para manutenção de 33 pontes e viadutos da cidade de São Paulo".