Logo R7.com
RecordPlus

São Paulo lidera em mortes durante assaltos envolvendo bancos

Em todo o País, 57 pessoas foram assassinadas em 2012

São Paulo|Vanessa Beltrão, do R7

  • Google News
Homem morreu no início do ano passado vítima de uma "saidinha de banco" no Tatuapé, na zona leste
Homem morreu no início do ano passado vítima de uma "saidinha de banco" no Tatuapé, na zona leste

O estado de São Paulo liderou mais uma vez em assassinatos durante assaltos que envolveram bancos em 2012. O resultado é de uma pesquisa nacional divulgada nesta quinta-feira (10) pela Contraf-Cut (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), CNTV (Confederação Nacional dos Vigilantes) a partir de notícias que saíram na imprensa e com o apoio técnico do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). O levantamento foi feito em 19 Estados.

Em todo o País, 57 pessoas foram assassinadas no ano passado, sendo 15 em São Paulo, o que representa 26% das mortes. Em 2011, foram 16 vítimas fatais no Estado.


O que chamou a atenção no levantamento deste ano foi a Bahia, que com o registro de um assassinato em 2011, pulou para oito no ano passado, aparecendo em segundo lugar. O Rio de Janeiro diminuiu o número de ocorrências nos últimos dois anos, passando de nove em 2011 para sete em 2012 e ficou na terceira posição com 12% do total das mortes.

Assaltos a sistema bancário crescem quase 150% em dois anos e matam cinco ao mês em 2012


Para o presidente da Contraf-Cut, Carlos Cordeiro, o quantitativo de terminais bancários e a falta de um esquema de segurança contribuem para este número no estado de São Paulo.

— Nós temos mais de 2.000 agencias em todo o País e boa parte dessas estão concentradas em São Paulo. Aqui (SP) também tem uma política mais forte dos bancos de não permitir politicas de segurança como a dos biombos (objeto para proteger ou ocultar uma área).

Na Paraíba, os biombos já foram instalados nos caixas eletrônicos há dois anos e segundo a Contraf-Cut, nenhum caso de morte foi registrado desde então. Um estudo feito pelo Dieese, com base nos balanços publicados de janeiro a setembro de 2012, mostrou que os cinco maiores bancos do Brasil lucraram R$ 35,8 bilhões, enquanto as despesas com segurança e vigilância ficaram em torno de R$ de 2,2 bilhões, o que representa apenas 6,03% do lucro.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.