Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

SP: funcionários de três linhas da CPTM fazem paralisação hoje

Categoria decide entrar em greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (24) por reajuste salarial

São Paulo|Do R7

Os ferroviários das linhas 11- Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) entraram em greve por tempo indeterminado a 0h desta terça-feira (24). O grupo reivindica reajuste salarial referente às campanhas de 2020/21 e 2021/22.

Leia também

A decisão foi tomada em assembléia do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil, que representa a categoria, por volta das 20h desta segunda-feira. A paralisação estava prevista desde o dia 4 de agosto.

Estação da Luz, no centro de SP, recebe trens das linhas 11 e 13 da CPTM
Estação da Luz, no centro de SP, recebe trens das linhas 11 e 13 da CPTM Estação da Luz, no centro de SP, recebe trens das linhas 11 e 13 da CPTM

Em razão da greve dos ferroviários das linhas 11- Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) — em movimento por tempo indeterminado, a partir de 0h, a Prefeitura de São Paulo confirmou que o rodízio municipal de veículos foi suspenso nesta terça-feira (24).

Segundo a Secretaria de Mobilidade e Trânsito e da Companhia de Engenharia de Tráfego, o trânsito estará livre das restrições tanto no periodo da manhã quanto no fim do dia.

Publicidade

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) deverá monitorar as vias da cidade e implementar medidas operacionais com vistas a melhorar a fluidez de ruas e avenidas, especialmente para o deslocamento do transporte público coletivo.

Por meio de nota, a a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) afirmou considerar "inadmissível que o sindicato que representa os colaboradores das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, com toda a população adulta vacinada, com uma crise econômica avassaladora em todo o mundo, decidam fazer greve nesta terça-feira (24) prejudicando e punindo exclusivamente o cidadão que necessita do transporte público para ir ao trabalho, incluindo os que trabalham na linha de frente no combate à pandemia da covid-19."

Publicidade

A companhia lamentou a decisão sobre a greve e afirmou esperar que não haja adesão por parte dos trabalhadores em respeito aos cidadãos que necessitam do transporte. "Reforça que há uma decisão da Justiça do Trabalho determinando a manutenção de 70% dos trabalhadores no horário de pico e 50% nos demais horários, sob pena de R$100 mil diários."

A empresa declarou ainda que irá operar com um plano de contingência para atender à população que necessita do transporte, principalmente aos que trabalham em serviços essenciais.

Publicidade

"A CPTM mantém salários e benefícios rigorosamente em dia, mesmo tendo sido duramente afetada pela queda na demanda de passageiros durante 2020 e todo o ano de 2021 e com salário médio de R$ 6.500,00. Não é compreensível que estes sindicatos estejam em uma realidade diferente do restante do país, que sofre com desemprego, perda de renda e fome", declarou a companhia por nota.

A CPTM disse ainda que apresentou uma proposta de reajuste de 6% retroativo a março de 2021 pagos a partir de janeiro de 2022. Em relação ao dissidio coletivo de 2020, a empresa disse ter proposto reajuste de 4% a partir de agosto de 2021, retroativo a março de 2020. Além do pagamento do PPR em duas parcelas (a primeira paga em 10 e a outra metade no dia 10 de janeiro de 2022).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.