Logo R7.com
RecordPlus

Cuidado ao atravessar: as avenidas com mais atropelamentos em São Paulo

Marginal Tietê lidera a lista; especialista afirma que vias muito extensas e mistura de veículos contribuem para acidentes

São Paulo|Julia Girão*, do R7

  • Google News
Marginal Tietê lidera a lista
Marginal Tietê lidera a lista

O recente atropelamento do ator Kayky Brito, no Rio de Janeiro, trouxe à tona a discussão sobre o limite de velocidade em avenidas das grandes cidades, uma das principais causas desse tipo de acidente. Na capital paulista, a marginal Tietê lidera o número de atropelamentos, de acordo com dados do último Relatório Anual de Acidentes de Trânsito da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), realizado em 2021.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp


Compartilhe esta notícia no Telegram

Veja abaixo quais são as sete vias onde mais ocorreram atropelamentos na cidade de São Paulo: 


1° – Marginal Tietê: 24

2° – Jacu-Pêssego/ Av. Novos Trabalhadores: 20


3° – Av. do Estado: 16

4° – Av. Sapopemba: 15


5° – Av. Senador Teotônio Vilela: 13

6° – Estrada de Itapecerica/ M'boi Mirim: 11

7° – Av. Cantídio Sampaio: 10

Principais causas

Para o arquiteto e urbanista Flamínio Fichmann, diretor e coordenador do Grupo de Mobilidade Urbana da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), os locais não são exatamente perigosos, mas há fatores que contribuem para que os números de acidentes sejam mais altos nessas vias.

As vias citadas na reportagem, como a avenida Sapopemba e a rodovia Jacu-Pêssego, ambas na zona leste, por exemplo, são muito extensas, o que proporciona risco maior de atropelamento.

Além disso, "essas vias têm tráfego misturado com frota de caminhões. Em todo local com uma mistura de veículos há muitos acidentes. Isso traz um componente bastante perigoso para quem chega de viagem, por exemplo", afirma Fichmann. 

Leia também

Segundo dados do Infosiga, um banco de dados do governo de São Paulo, nos sete primeiros meses de 2023 foram registradas 659 mortes de pedestre em acidentes de trânsito. O número representa uma redução de 10% em relação ao mesmo período de 2022, que contabilizou 733 óbitos.

Só em agosto, vídeos de câmeras de segurançaflagraram atropelamentos que deixaram 3 mortos e pelo menos 12 feridos na Grande São Paulo.

Marginal Tietê

Com 24 mortes, a marginal Tietê lidera a lista de vias onde mais acontecem atropelamentos em São Paulo. De acordo com Flamínio Fichmann, a solução para os acidentes na marginal é social, no sentido de identificar as pessoas que moram perto da via e, também, as que moram embaixo das pontes — sendo essas umas das principais vítimas dos atropelamentos. 

"São pessoas que estão em estado de vulnerabilidade, muitos são consumidores de álcool e drogas e circulam indevidamente na via expressa, que em quase todo o trecho [tem velocidade] de 90 km/h. A visibilidade também é muito menor, então, temos todos os ingredientes para produzir acidentes."

*Sob supervisão de Fabíola Glenia

Atropelamentos de pedestres em calçadas se acumulam em SP

" gallery_id="64e900a719d22489820017e9" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/sao-paulo/veja-as-avenidas-com-mais-atropelamentos-em-sao-paulo-07092023"]

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.