Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Acordou cansado? Isso pode ser sinal de problema de saúde

Especialista avisa há mais de 80 distúrbios do sono

Saúde|Fabiana Grillo, do R7

Qualidade do sono é fundamental para repor as energias
Qualidade do sono é fundamental para repor as energias Qualidade do sono é fundamental para repor as energias (Digital Vision/Getty Images)

Você acordou com aquela sensação de que teve uma noite mal dormida? Está com o corpo cansado, indisposto para começar o dia e não para de bocejar? Se este cenário faz parte da sua rotina, está na hora de você procurar o médico para fazer um check-up.

Segundo o pneumonologista Geraldo Lorenzi Filho, presidente Associação Brasileira do Sono, estes podem ser alguns sinais de que a qualidade do seu sono não é boa, ou seja, o corpo não está descansando o suficiente para repor as energias.

— O sono é essencial para o organismo e as pessoas estão dormindo cada vez menos e cada vez pior.

Insônia pode durar a vida inteira se não for tratada, avisa especialista

Publicidade

Lorenzi afirma que existe mais de 80 distúrbios do sono, incluindo apneia, insônia, narcolepsia, movimento periódico das pernas, entre outros. Para descobrir a causa do cansaço matinal, o médico reforça a necessidade de visitar o especialista e tratar a doença.

— A apneia obstrutiva do sono é o distúrbio mais comum da população, causado principalmente pelo sobrepeso e obesidade. O problema tem tratamento, mas a maior parte da população segue sem o diagnóstico.

Publicidade

Veja dicas para melhorar sua noite de sono

Para o médico, qualidade de vida é sinônimo de alimentação saudável, prática regular de exercício físico e boa noite de sono.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.