Água de coco antes e depois da São Silvestre pode melhorar desempenho, diz médica
Nutróloga dá dicas de como enfrentar a tradicional corrida de fim de ano
Saúde|Do R7

Por ser realizada em pleno verão, a Corrida Internacional de São Silvestre, que acontece nesta quarta-feira (31) em São Paulo, requer cuidados especiais com a saúde. Além do bom preparo físico, a nutróloga Alice Amaral, especialista em Medicina do Exercício e do Esporte, lembra que uma alimentação ideal antes da prova é fundamental para o atleta profissional ou amador conseguir enfrentar os 15 quilômetros do percurso de subidas e descidas.
— O ideal é se alimentar cerca de 1 hora antes do treino, para que haja um esvaziamento gástrico e associar um carboidrato a um alimento rico em proteína magra e gordura saudável. Uma sugestão é pão sem glúten com peito de peru e um pouquinho de azeite.
Além da alimentação, outra questão importante é a hidratação, avisa a médica.
— O ideal é consumir, no mínimo, dois litros de água por dia. No entanto, também é importante consumir alguma bebida isotônica antes e depois da corrida, como por exemplo, a água de coco, evitando a hiponatremia [condição em que o nível de sódio no sangue está anormalmente baixo].
Caminhada, corrida e pedalada previnem a enxaqueca
A ingestão de vitaminas também é fundamental para o alcance de um bom resultado na São Silvestre.
— Antes do treino devemos aumentar a reserva de glicogênio muscular por meio da ingestão de carboidratos e também a reserva de gorduras, que será fonte de energia para exercícios de longa duração.
Como dica, a médica sugere a ingestão de suco de morango com couve, banana e açaí, junto a uma colher de semente de abóbora e a um copo de água de coco natural.