Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Anvisa suspende produção e venda de produtos da Labornatus do Brasil; saiba identificá-los

A agência encontrou 'falhas graves de boas práticas de fabricação' na empresa, como problemas no controle de pragas e na potabilidade da água

Saúde|Da Agência Brasil, com R7

Produtos Labornatus do Brasil não devem ser comercializados
Produtos Labornatus do Brasil não devem ser comercializados Produtos Labornatus do Brasil não devem ser comercializados

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou hoje (21) que suspendeu a venda de suplementos alimentares, chás e shakes produzidos pela empresa Labornatus do Brasil.

A medida foi tomada após o órgão identificar "falhas graves de boas práticas de fabricação" na sede da empresa, localizada em Marataízes (ES). A Anvisa cita problemas encontrados na higienização da fábrica, controle de pragas, potabilidade de água, controle de qualidade e segurança de matérias-primas, estrutura física e documentação.

"Além disso, os produtos da empresa não apresentam em sua rotulagem a declaração sobre a presença dos principais alimentos que causam alergias alimentares, dos seus derivados ou sobre o risco de contaminação cruzada", enfatiza o texto da resolução.

Com a suspensão, ficam proibido temporariamente a fabricação, venda, distribuição e uso do todos os alimentos produzidos pela empresa, de qualquer lote.

Publicidade

A Anvisa orienta os clientes que compraram os produtos da marca a não consumirem os itens. O consumidores também devem entrar em contato com a empresa para obter informações sobre o recolhimento.

Como a empresa tem produtos de marca própria, a principal forma de identificá-los é pela logomarca no rótulo. Porém, ela também fabrica itens para outras distribuidoras de alimento – o que implica que o seu nome não constará no rótulo. 

Publicidade

Sendo assim, outra maneira de verificar se o produto é da Labornatus é analisar os dados do fabricante (razão social, CNPJ, endereço completo), que aparecem da seguinte maneira:

Fabricado por: LB NATUS INDUSTRIA E COMERCIO DE ALIMENTOS LTDA ou LABORNATUS DO BRASIL, CNPJ 34.882.599/0001-56. Rua Vitória, nº 12, Ilmenita, Marataízes/ES.

Publicidade

A suspensão dos produtos terá validade até que a empresa apresente soluções para os problemas apresentados pelo órgão de vigilância sanitária.

A Agência Brasil entrou em contato com a empresa e aguarda retorno.

Zinco é essencial para a imunidade; conheça as fontes naturais deste nutriente

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.