Saúde Atenção homens! Barba aumenta oleosidade da pele

Atenção homens! Barba aumenta oleosidade da pele

É recomendável manter o hábito de escovar as barbas mais cheias

Atenção homens! Barba aumenta oleosidade da pele

É recomendável manter o hábito de escovar as barbas mais cheias para eliminar os pelos mortos

É recomendável manter o hábito de escovar as barbas mais cheias para eliminar os pelos mortos

Thinkstock

Atenção homens. Sabia que barba mal cuidada pode prejudicar sua pele? Por isso, deixe a preguiça de lado e cuide de seu rosto com hábitos simples.

Além de deixar a barba aparada com auxílio da máquina ou de uma tesoura apropriada, o cuidado com a higiene é essencial, alerta a dermatologista Érica Monteiro da clínica Image, em São Paulo.

— A barba costuma aumentar a oleosidade da pele, por isso é importante lavar o rosto com um sabonete neutro. O conhecido xampu para crianças é uma alternativa interessante, barata e ainda deixa um cheiro agradável.

De acordo com a médica, depois das refeições, transpirações excessivas e até após escovar os dentes,a higienização é bem vinda. Também é recomendável manter o hábito de escovar as barbas mais cheias, para eliminar os pelos mortos.

— Em muitos casos, recomenda-se o uso de condicionador na barba, pelo menos duas vezes por semana. Em homens com aquelas mais ralas, um bom hidratante facial é indicado, mas sempre lembrando de adaptá-lo de acordo com o tipo de pele. Pele oleosa ou mista exigem hidratantes sem óleo em sua composição.

Viagra aumenta risco de câncer de pele, diz estudo

O aumento da oleosidade pode resultar na indesejada dermatite seborreica, inflamação da pele que causa vermelhidão e descamação. A causa pode ter origem genética ou causada por um agente externo.

— Nesses casos, a pele abaixo da barba descama, levando a falhas no pelo e até à formação de caspa. Se não tratada, a pele  pode ser acometida por microorganismos, agravando o quadro.