Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Beleza ou exagero? Brasil é o 2º país que mais investe em "embelezamento de dentes" no mundo

Conheça as lentes de contato dentais e outros procedimentos se tornaram febre no País

Saúde|Do R7*

Apesar do aumento da procura pelas lentes de contato dentais, o clareamento continua sendo o procedimento estético mais procurado pelos brasileiros
Apesar do aumento da procura pelas lentes de contato dentais, o clareamento continua sendo o procedimento estético mais procurado pelos brasileiros Apesar do aumento da procura pelas lentes de contato dentais, o clareamento continua sendo o procedimento estético mais procurado pelos brasileiros

Os procedimentos estéticos nos dentes não apenas caíram no gosto dos famosos como já se tornaram parte do orçamento de muitos brasileiros. Recentemente, as atenções voltaram-se às lentes de contato dentais, oficialmente chamadas de facetas de porcelana ultrafinas — que recentemente mudaram o visual de Neymar Jr.

As películas são coladas na parte frontal dos dentes por meio de aparelhos específicos — daí vem o apelido 'lentes de contato'. Elas não apenas branqueiam os dentes, como consertam provisoriamente pequenas deformidades. Em entrevista ao R7, o dentista que realizou o procedimento em Neymar, Rafael Puglisi, explicou que, apesar de a técnica ser segura, é preciso tomar muito cuidado na hora de escolher o profissional que vai aplicá-la.

— Se o dentista escolhido para realizar o procedimento não for experiente ou não tiver os materiais necessários para aplicar as facetas de porcelana, o paciente poderá ter consequências graves, como hipersensibilidade dentária, gengivite e até mesmo cáries.

O especialista, que já atendeu diversas celebridades, afirmou que o trabalho feito nos dentes de Neymar foi o que mais o agradou em toda a sua trajetória.

Publicidade

A satisfação do jogador com o novo sorriso é uma sensação compartilhada por 90% das pessoas que se submetem aos procedimentos estéticos nos dentes. Porém, até que ponto a estética é bem-vinda? Será que em algum momento ela deixa de ser benéfica e passa a apresentar consequências mais graves? O fundador da SBOE (Sociedade Brasileira de Odontologia Estética), Marcelo Fonseca, acredita que sim:

— Cuidar da aparência dos dentes é ótimo, mas esse tipo de medida não pode de forma alguma prejudicar a saúde da boca de alguém. Por isso, é essencial procurar dentistas que realmente são especialistas em estética para realizarem os procedimentos. 

Publicidade

Estética dentária no Brasil

Segundo uma pesquisa realizada pela SBOE, o Brasil é o segundo país que mais investe no "embelezamento dos dentes" no mundo. Fonseca explica que essa forte influência veio diretamente da cultura americana e está ligada às produções Hollywoodianas que, desde os anos 1930, já usavam artimanhas para deixar os dentes dos atores perfeitos.

Publicidade

Veja o antes e depois de famosos que investiram em estética dos dentes

Entre as práticas comuns à época, havia uma versão menos tecnológica das lentes de contato: elas eram coladas nos dentes dos artistas no início das filmagens e removidas assim que a gravação acabava. Atualmente, as facetas de porcelana ultrafinas podem durar até 16 anos. Contudo, nem o SUS (Sistema Único de Saúde) tampouco os planos de saúde cobrem o custo desses procedimentos. Fonseca explicou que os equipamentos necessários tem um valor muito alto de custo, o que faria com que ambos os sistemas de saúde saíssem no prejuízo se aderissem às práticas.

— Hoje em dia, alinhar e clarear os dentes se tornaram formas de adquirir status. 

*Colaborou: Talyta Vespa, estagiária do R7

Entenda quais são os procedimentos mais buscados pelos brasileiros e descubra quanto eles custam em média. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.