Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Café da manhã reforçado pode ser arma contra o ganho de peso

Pesquisadores concluíram que maior ingestão calórica nas primeiras horas do dia melhora os níveis glicêmicos

Saúde|Do R7

Ingerir mais calorias no início do dia tem impacto positivo no metabolismo
Ingerir mais calorias no início do dia tem impacto positivo no metabolismo Ingerir mais calorias no início do dia tem impacto positivo no metabolismo

O ditado popular "tome café da manhã como um rei, almoce como um príncipe, jante como um mendigo” pode, afinal, ter algum sentido científico. Isso porque um estudo, feito por pesquisadores da NYU Langone Health e da NYU Grossman School of Medicine, em Nova York, nos EUA, constatou que ingerir mais calorias no início do dia pode combater o ganho de peso, diminuir a oscilação dos níveis de açúcar no sangue e reduzir o tempo que os níveis de glicose ficam mais altos do que o normal.

Os resultados foram apresentados no último dia 15, na reunião anual da Endocrine Society, em Illinois (EUA).

Para verificarem tal hipótese, os pesquisadores avaliaram a alimentação precoce com restrição de tempo (eTRF, na sigla em inglês), que restringe as calorias nas primeiras oito horas do dia.

De acordo com estudos anteriores, esse tipo de jejum melhoraria as taxas de açúcar no sangue e as condições cardiometabólicas, mas a equipe queria entender se tais progressos estavam relacionados à perda de peso ou às estratégias de jejum.

Publicidade

Assim, eles compararam a eTRF (80% das calorias consumidas antes das 13h) com um padrão de alimentação comum (50% das calorias consumidas após as 16h) entre dez participantes com pré-diabetes e obesidade.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Publicidade

• Compartilhe esta notícia no Telegram

Os voluntários foram alocados nos grupos de forma aleatória nos primeiros sete dias de avaliação e realocados no grupo contrário nos sete dias seguintes. 

Publicidade

A alimentação foi fornecida conforme as necessidades calóricas de cada paciente para a manutenção de peso para avaliar os efeitos de cada estratégia. Durante o experimento, foram utilizarados medidores de glicose para checar os níveis de açúcar no sangue. 

Como resultado, os cientistas perceberam que os níveis de açúcar no sangue foram alterados apenas com uma semana de alimentação diferenciada, diminuindo o tempo de pico glicêmico e de níveis acima de 140 mg/dL quando comparados àqueles que mantiveram a alimentação normal. Já o peso dos participantes se manteve estável durante o estudo. 

Leia também

“As descobertas mostram que comer a maior parte das calorias no início do dia reduz o tempo em que o açúcar no sangue é elevado, melhorando assim a saúde metabólica”, concluiu Jose O. Aleman, professor assistente na Divisão de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Departamento de Medicina da NYU Grossman School of Medicine.

Olhar e sentir o cheiro de comida gostosa já pode aumentar o risco de diabetes; entenda:

" gallery_id="62c4875c1df97b9c5a0007ee" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/saude/cafe-da-manha-reforcado-pode-ser-arma-contra-o-ganho-de-peso-22062023"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.