Cidade de Bauru ultrapassa 18 mil casos de dengue este ano
Incidência da doença é de 3.457,6 casos por 100 mil habitantes, segundo Ministério da Saúde; dengue também cresce no país, com 675 mil casos
Saúde|Deborah Giannini, do R7

A dengue ultrapassou 18 mil casos em Bauru. Localizada a cerca de 330 km da capital paulista, Bauru é a sexta cidade com maior incidência da doença no país - a taxa é de 3.457,6 casos por 100 mil habitantes.
Segundo o Ministério da Saúde, a líder em incidência é a cidade de Bilac, a 520 km de São Paulo, com 7.573,3 casos por 100 mil habitantes, já que tem um número menor de habitantes. A pasta não dispõe de dado sobre a cidade com o maior número de casos absolutos de dengue no Brasil.
Leia também: Dengue registra casos em 94% dos municípios paulistas este ano
Em Bauru, 17.996 casos de dengue foram considerados autóctones e apenas 32, importados, totalizando 18.028 casos e 17 mortes confirmadas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Bauru.
O interior do Estado de São Paulo passa por uma epidemia da doença devido ao clima "agradável ao mosquito", com calor e umidade, e predominância do vírus sorotipo 2, que não circulou em grandes proporções na epidemia anterior, em 2015, de acordo com o médico e doutor em microbiologia Maurício Nogueira, presidente da Sociedade Brasileira de Virologia (SBV).
Brasil registra mais de 675 mil casos
A dengue também cresce como um todo no país. O número de casos aumentou cinco vezes em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o último informe epidemiológico do Ministério da Saúde, de 4 de maio, foram registrados 675.174 casos prováveis da doença desde o início do ano. Em 2018, houve 134.048 ocorrências, o que representa um aumento de 403%.
Saiba mais: Doenças do Aedes aumentam mais de 89% em comparação a 2018
O número de mortes também aumentou 115%, passando de 82 em 2018 para 189 este ano, sendo a maior parte no Estado de São Paulo, líder em número de casos, com 232.183. A região Sudeste concentra mais de 474 mil casos de dengue.
Está com dengue? Veja mitos e verdades sobre o tratamento:
Quantas vezes uma pessoa pode pegar dengue? Quatro vezes, pois existem quatro tipos de vírus, segundo o infectologista Paulo Olzon, chefe da disciplina de clínica médica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Porém, ele afirma que, normalmente...
Quantas vezes uma pessoa pode pegar dengue? Quatro vezes, pois existem quatro tipos de vírus, segundo o infectologista Paulo Olzon, chefe da disciplina de clínica médica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Porém, ele afirma que, normalmente, quando o paciente contrai a dengue uma vez, costuma desenvolver resistência aos outros tipos vírus da doença. A intensidade da infecção depende da sensibilidade do organismo em relação aos vírus. Já o período não varia: é de 7 a 10 dias
























