Primeiro dia de volta à "fase zero" da flexibilização fecha 26 comércios
Estabelecimentos descumpriam determinação da Prefeitura de BH que voltou a permitir somente os serviços essenciais; duas lojas perderam o alvará
Coronavírus |Luíza Lanza*, do R7
A Guarda Municipal de Belo Horizonte fechou 26 estabelecimentos comerciais e recolheu o alvará de dois deles, que estavam funcionando de forma irregular na segunda-feira (29), o primeiro dia da volta à "fase zero" da flebilização do comércio na capital mineira.
Os agentes da Guarda Municipal, estiveram em 98 estabelecimentos e constataram que 26 descumpriam as medidas logo nesta segunda-feira. As lojas foram fechadas. Em duas delas, os alvarás foram recolhidos. De acordo com a Prefeitura de BH, o descumprimento das regras pode resultar, ainda, em multa no valor de R$ 17.614,57.
Leia mais: Confira os comércios que podem abrir em BH
Leia também
Foragido da polícia é preso ao sacar parcela de auxílio emergencial
Avanço da covid deixa profissionais de saúde em alerta em BH
Covid-19 está presente em 703 das 853 cidades de Minas Gerais
Detento de 77 anos morre vítima de covid-19 em Belo Horizonte
Pacientes internados com a covid-19 podem receber visitas em Minas
Pressionado pelo aumento da ocupação dos leitos de UTI e da alta na taxa de contágio do novo coronavírus, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) determinou que os estabelecimentos não essenciais voltem a ser fechados durante a pandemia da covid-19.
Conforme boletim divulgado pela Prefeitura de Belo Horizonte, a capital mineira já registra pouco mais de 5.900 casos de covid-19, com 136 óbitos.
Fiscalização
Desde o início da pandemia, quando, no dia 20 de março, a Prefeitura de BH proibiu a abertura de locais com potencial de aglomeração, a Guarda Municipal realizou 34.585 abordagens de orientação a comércios, empresas e em espaços públicos da cidade.
Neste período, 17.273 estabelecimentos foram fechados e 68 alvarás, recolhidos. As denúncias sobre funcionamento indevido de estabelecimentos ou a existência de aglomerações podem ser realizadas pelo aplicativo PBH App.
*Estagiária do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli