Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Curso gratuito ensina a produzir perucas para pacientes com câncer

Escola de Beleza também aceita doação de cabelo acima de 15 cm; perucas são doadas para pacientes sem recursos, que podem escolher modelo

Saúde|Giovanna Borielo, do R7*

Curso de confecção de próteses capilar é gratuito e profissionalizante
Curso de confecção de próteses capilar é gratuito e profissionalizante Curso de confecção de próteses capilar é gratuito e profissionalizante

A arquiteta Patricia Amorim, 25, perdeu o cabelo devido a um tratamento contra o linfoma de Hodgkin, câncer que afeta o sistema imunológico.

Na Escola de Beleza, em São Paulo, que oferece curso gratuito para a confecção de perucas e doação, também gratuita, para pacientes com câncer, ela escolheu um cabelo com seu perfil: castanhos na altura do ombro com mechas californianas, mais claras nas pontas. 

“O processo foi muito rápido. Em três semanas eu já estava com a peruca. Todos foram muito acolhedores”, afirma.

A Escola de Beleza do Fundo Social faz parte do projeto “Solidariedade em Fios”, criado no ano passado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP) em parceria com o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP). Tem como objetivo a confecção e a doação gratuita de perucas para pacientes que perderam o cabelo em tratamentos contra o câncer e não possuem recursos para adquirir uma peruca de qualidade.

Publicidade

Leia também: Técnica contra queda de cabelo causada por quimio chega a R$ 5 mil

A Escola de Beleza também aceita doação de cabelo acima de 15 cm, de qualquer tonalidade. O doador pode fazer o corte no próprio local de forma gratuita ou pode enviar a mecha pelo correio para o Fundo Social (endereço abaixo). O cabelo deve estar seco, amarrado com elástico e acondicionado em um saquinho plástico, podendo ser enviado em envelope ou caixa, caso a pessoa opte por enviar pelo correio. 

Publicidade

Leia também: Estudo mostra que exame de sangue pode detectar câncer de pulmão

Até o momento, o curso capacitou mais de 100 pessoas e tem demanda mensal de 10 perucas. Para participar do curso, é necessário ser maior de 16 anos, ter formação de assistente de cabeleireiro e possuir noções de costura.

Publicidade

As inscrições devem ser feitas de maneira presencial na Escola de Beleza. É preciso apresentar RG original e cópia do certificado de cabeleireiro ou assistente de cabeleireiro. O curso é gratuito e tem duração de três semanas, feito de segunda a sexta, das 8h às 13h. Após a conclusão, o aluno recebe um certificado de profissionalização.

Leia também: Saiba quando suspeitar de câncer de endométrio e como preveni-lo

Serviço:

Escola de Beleza – Parque da Água Branca

Rua Ministro Godói, 180 – Perdizes - São Paulo, SP

Atendimento: 8h às 17h

Telefone: (11) 2588-5783 ou (11) 2765-4957

Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP)

Endereço: Avenida Morumbi, 4500 - 2º andar, sala 232 - São Paulo, SP

CEP: 05650-905

*Estagiária do R7 sob supervisão de Deborah Giannini

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.