Duas bebês nascem cegas por causa do zika vírus em SP
Mães pegaram zika vírus durante a gestação dentro do Estado
Saúde|Do R7

Duas bebês nasceram cegas por causa do zika vírus. As mães foram infectadas pelos vírus enquanto estavam grávidas. Os casos ocorreram em Guarulhos e na capital paulista, e foram registrados em um artigo publicado na revista científica Retinal Cases & Brief Reports.
No documento, os pesquisadores relacionam a cegueira dos recém-nascidos ao vírus. Na época da gravidez, as mães estavam com 14 e 18 anos e não viajaram para fora do Estado. Segundo o artigo, as mães relatam que não em suas respectivas famílias não havia casos de pessoas com cegueira e nem qualquer outro problema de visão.
Infecção por zika traz problemas a 1/3 dos bebês e em qualquer fase da gravidez
Esses são os primeiros casos de bebês que nasceram cegos no Estado de São Paulo. Uma das conclusões do estudo é que, apesar de a maioria dos casos ser no Nordeste brasileiro, a doença espalhou-se pelo País, já que anormalidades decorrentes do vírus foram descritas em outras regiões.
Zika: mulher pode ter risco maior de infecção
Segundo o pesquisador responsável pelo estudo, Rubens Belfort, chefe da Oftalmogia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), cerca de 30% das crianças que nascem infectadas pelo zika vírus apresentam alguma anomalia ocular. Ele é um dos coordenadores de pesquisa relativa ao tema, realizada pela Fundação Altino Ventura (Recife), Hospital Roberto Santos (Salvador) e Fiocruz (Rio de Janeiro).
— Há outros casos em investigação, são vários, em São Paulo e pelo restante do Brasil. O problema ocular pode ocorrer em qualquer parte da gravidez, mas o risco é maior no primeiro trimestre. Há, porém, casos até no terceiro trimestre.
Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!













