É possível 'morrer de mágoa', como disse irmã de Ivete Sangalo?
Mônica Sangalo, irmã de Ivete, afirmou que o irmão Jesus 'morreu de mágoa'; sentimento é capaz de desencadear doenças que matam, dizem especialistas
Saúde|Brenda Marques, do R7

Mônica Sangalo afirmou que o irmão Jesus Sangalo,vítima de uma infecção generalizada, "morreu de mágoa": “Há várias formas de morrer. Algumas suaves, outras nem tanto. Pode-se morrer de mágoa, que se disfarça em doenças de mil nomes”, escreveu ela nas redes sociais. A mágoa, por si só, não causa morte, mas desencadeia doenças que podem ser fatais, segundo especialistas.
“Se a mágoa perdura, cria um quadro de estresse crônico que leva à ansiedade, depressão e doenças cardiovasculares”, explica Rodrigo Leite, psiquiatra do Instituto de Psiquiatria da USP, em São Paulo. “Pode ocorrer hipertensão arterial e doença coronariana (entupimento das artérias que levam sangue ao coração). Com isso, a pessoa pode ter um infarto”, completa.
Leia mais: Mau humor e negativismo em idoso podem ser sinais de depressão
De acordo com o especialista, isso acontece porque a mágoa, quando se torna uma emoção constante, aumenta o nível de adrenalina no organismo – hormônio que eleva a pressão arterial, aumenta a frequência cardíaca e interfere no metabolismo de gordura.
Além disso, também ocorre uma desregulação do nível de cortisol, conhecido como “hormônio do estresse”. “Ele aumenta a quantidade de açúcar no sangue, o que pode predispor a pessoa ao diabetes e também aumenta a quantidade de gordura na região abdominal, favorecendo a obesidade”, esclarece o psiquiatra.
Leia mais: Tumor no cérebro, como de Gloria Maria, pode mudar comportamento
O psiquiatra Wimer Bottura Junior, presidente da ABMP (Associação Brasileira de Medicina Psicossomática), diz que todo sentimento – seja agradável ou não – é capaz de alterar processos bioquímicos do organismo e, portanto, causar doenças.
“Todas as doenças são psicossomáticas e isso não é frescura. Hoje se sabe que o psicológico e o corpo são uma coisa só”, afirma Bottura.
No caso da mágoa, ele observa que as pessoas perdem a espontaneidade e deixam de fazer aquilo que querem. “Essas mudanças comportamentais geram respostas bioquímicas que predispõem o organismo ao aparecimento de doenças, uma vez que afetam os hormônios e o sistema imunológico”.
O psiquiatra afirma que a manifestação de uma doença depende de duas condições: a necessária e a suficiente. “Para se ter uma infecção, por exemplo, é preciso ter a condição necessária, como uma bactéria, mas só ela não basta. É necessário ter a condição suficiente, que pode ser a imunidade baixa”, explica.
As doenças psicossomáticas mais frequentes são gastrite, úlcera, refluxo e síndrome do colo irritável – quando a pessoa evacua várias vezes ao dia, segundo o psiquiatra Rodrigo Martins.
Ele diz que, para se livrar do sentimento de mágoa, a pessoa precisa entender que a principal prejudicada com esse sentimento é ela mesma. “Fazer psicoterapia ajuda nesse processo. Praticar atividades físicas também contribui para o bem-estar”.
Wimer, por sua vez, aconselha expressar tudo o que se sente. “A maioria dos adoecimentos é consequência daquilo que não foi dito ou foi mal dito. Então, se a pessoa não diz o que se passa com ela, a chance de adoecer é maior”, observa.
Entenda por que dor de gases pode parecer 'infarto' e como evitá-los:
Quando uma pessoa sofre um infarto agudo do miocárdio, a falta de ar pode aparecer como um dos sintomas, junto da dor no peito. Nesse caso, a falta de ar ocorreria pelo entupimento da artéria coronária. O especialista afirma que o atendimento médico de...
Quando uma pessoa sofre um infarto agudo do miocárdio, a falta de ar pode aparecer como um dos sintomas, junto da dor no peito. Nesse caso, a falta de ar ocorreria pelo entupimento da artéria coronária. O especialista afirma que o atendimento médico deve ser procurado o mais rápido possível


























