Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo federal cria Semana Nacional de Conscientização sobre a Depressão 

Evento deve ocorrer anualmente na segunda quinzena de outubro e contará com debates, palestras e eventos voltados para os vários aspectos da doença

Saúde|Da Agência Brasil

Semana do dia 10 de outubro deve ser voltada a conscientização sobre a depressão
Semana do dia 10 de outubro deve ser voltada a conscientização sobre a depressão Semana do dia 10 de outubro deve ser voltada a conscientização sobre a depressão

O Diário Oficial da União publica, nesta terça-feira (4), a Lei nº 14.543, de 3 de abril de 2023, que institui a Semana Nacional de Conscientização sobre a Depressão, a ser celebrada anualmente na semana que inclui o dia 10 de outubro.

A lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva é iniciativa do deputado Paulo Foletto (PSB-ES), com relatoria da senadora Zenaide Maia (PSD-RN).

Leia também

O texto destaca que a Semana Nacional de Conscientização sobre a Depressão terá por objetivo promover debates, palestras e eventos que envolvam todos os aspectos da doença; estimular a implementação e a divulgação de políticas públicas para o enfrentamento da depressão; e divulgar as formas de acesso à atenção à saúde mental e os avanços obtidos em diagnóstico e tratamento.

Pesquisa Vigitel

A Pesquisa Vigitel 2021, do Ministério da Saúde, um dos mais amplos levantamentos de saúde do país, mostra que a frequência do diagnóstico médico de depressão foi de 11,3%, sendo maior entre as mulheres (14,7%) do que entre os homens (7,3%).

Publicidade

"Entre os homens, a frequência dessa condição tendeu a crescer com o aumento da escolaridade. Em ambos os sexos não foi observada relação clara entre o indicador e a faixa etária", diz o documento.

América latina

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o país, na América Latina, com maior prevalência de depressão, além de ser o segundo nas Américas.

Publicidade

A depressão é a principal causa de incapacidade em todo o mundo e estima-se que mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, sofram com esse transtorno, de acordo com a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde).

Deficiência de biotina pode causar queda de cabelo; saiba em quais alimentos encontrá-la

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.