Joelmir Beting: entenda a causa da morte do jornalista
Segundo o Ministério da Saúde, o AVC é a doença que mais mata no Brasil
Saúde|Do R7
O jornalista Joelmir Beting, de 75 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira (29) em São Paulo, vítima de AVE (acidente vascular encefálico) hemorrágico ou AVC — popularmente conhecido como derrame cerebral.
Segundo o Ministério da Saúde, o AVC é a principal causa de morte no Brasil e atinge 16 milhões de pessoas a cada ano. Apesar de ser uma doença associada a pacientes idosos, entre 2000 e 2010 62.270 pessoas com menos de 45 anos foram vítimas fatais.
AVC é uma das principais causas de internação no SUS
O AVE hemorrágico, que matou o jornalista, ocorre quando há um rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada.
Joelmir Beting será cremado nesta tarde
Além da idade e da doença autoimune, outros fatores de risco podem contribuir para o aparecimento do AVC, como pressão alta, diabetes, doenças cardíacas, enxaqueca, uso de anticoncepcionais hormonais, ingestão de bebidas alcoólicas, fumo, sedentarismo e obesidade.
Joelmir estava internado desde outubro no hospital Albert Einstein para o tratamento de uma doença autoimune. Desde o último domingo (25), quando sofreu o AVE, estava sedado e respirava com auxílio de aparelhos.