Jovem descobre que brinco que procurava havia um ano estava dentro do próprio nariz
Fernanda Coquete encontrou o objeto após fazer um exame de imagem, e teve de ser submetida a uma cirurgia de emergência para conter uma necrose na região
Saúde|Yasmim Santos*, do R7
A brasileira Fernanda Coquete, de 28 anos, viralizou nas redes sociais após contar que encontrou um brinco que procurava havia um ano dentro do próprio nariz, depois de realizar um exame de imagem para remover os sisos. Ao R7, ela relatou que o objeto estava necrosando a área em que estava alojado.
No dia 29 de maio deste ano, a produtora artística estava fazendo um raio-x panorâmico antes de remover os sisos superiores e se deparou com a seguinte pergunta dos médicos: "você tem certeza que tirou todos os brincos que estava? Tirou o piercing do nariz?".
Fernanda, que não tem piercing na região e já havia removido todos os outros adereços, respondeu a pergunta. Logo após, ouviu o seguinte questionamento: "então o que é isso dentro do seu nariz?".
O raio-x mostrava um objeto estranho na narina direita de Fernanda, entre o septo e a cartilagem. Em um primeiro momento, a jovem voltou rapidamente ao dentista, à procura de respostas.
"Chegando lá, ele [dentista] examinou superficialmente e [viu que] não teria como ajudar, e me orientou a ir ao PS [Pronto-Socorro] procurar um otorrinolaringologista. Fui direto ao hospital e lá fui examinada. O médico plantonista notou um objeto no nariz, tentou retirar mas estava muito preso no meu nariz. Machucou, sangrou e não saía. A solução, então, foi a cirurgia", conta, à reportagem.
• Compartilhe esta notícia no Whatsapp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Ainda no dia 29, ela fez uma tomografia, que confirmou a presença do objeto de metal. No dia seguinte, pela manhã, foi submetida à operação de emergência para retirar o objeto e remover parte do septo, devido à necrose ocasionada.
"Na sala de cirurgia me entregaram o objeto em um potinho, levei um susto, pois era um brinco que procuro há um ano. Não faço a mínima ideia de como foi parar lá. Nunca senti nenhum desconforto nesse meio tempo, e olha que tive Covid", revela.
Dentre a descoberta e a retirada, Fernanda compartilhou a experiência "bizarra" no TikTok, de forma descontraída. Na rede, ela também mostrou que, em um raio-x de 2018, quando tirou os sisos inferiores, não havia nada no nariz. Já em 2023, a situação mudou.
"Não posso [nem] usar a desculpa de que eu era uma criança que enfiou um objeto dentro do nariz, foi a Fernanda adulta que cometeu essa bizarrice", brincou no vídeo.
Após se recuperar da cirurgia, a jovem não percebeu diferenças no nariz, já que o objeto não a incomodava. A única coisa que ainda permanece sem respostas é: como o brinco chegou lá?
"A única explicação plausível e aceitável é que eu tenha aspirado esse objeto enquanto eu dormia, por isso nunca percebi", pressupõe no vídeo.
Mas, ao R7, ela confessa que "já desisti de tentar entender, só aceito que aconteceu".
*Sob supervisão de Giovanna Borielo
Por que desmaiamos? Conheça as principais causas por trás da perda de consciência
" gallery_id="646b817e1df97b1cd300068e" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/saude/jovem-descobre-que-brinco-que-procurava-havia-um-ano-estava-dentro-do-proprio-nariz-07062023"]