Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lapso em hospital pode ter exposto 3 mil pacientes à hepatite e HIV 

Caso ocorreu no centro cirúrgico HealthPlus, na cidade de Saddle Brook, em Nova Jersey, nos Estados Unidos; instrumentos não eram esterilizados

Saúde|Deborah Giannini, do R7

Instrumentos não esterilizados podem ter transmitido doenças em centro cirúrgico
Instrumentos não esterilizados podem ter transmitido doenças em centro cirúrgico Instrumentos não esterilizados podem ter transmitido doenças em centro cirúrgico

Um lapso em um hospital pode ter exposto 3.778 pacientes à hepatite, HIV e outras infecções transmitidas pelo sangue nos Estados Unidos.

O centro cirúrgico HealthPlus, na cidade de Saddle Brook, no Estado de Nova Jersey, emitiu um alerta a todos os pacientes que passaram pelo ambulatório entre janeiro e setembro deste ano, de acordo com divulgado pela rede de TV norte-americana CNN.

Leia também: Entenda as diferenças entre hepatite A, B e C

Uma investigação do Departamento de Saúde de Nova Jersey descobriu que funcionários desse centro cirúrgico não estavam seguindo os procedimentos de limpeza e esterilização de instrumentos médicos o que teria colocado em risco pacientes principalmente em relação à hepatite B, hepatite C e HIV.

Publicidade

Até o momento, todos os pacientes foram notificados e nenhuma infecção foi detectada, de acordo com o Departamento de Saúde do Estado. “Embora o risco de infecção seja baixo, o centro cirúrgico HealthPlus e o Departamento de Saúde de Nova Jersey recomendam que os pacientes façam exames para essas doenças”, afirmou Janelle Fleming, porta-voz do Departamento de Saúde à CNN nesta segunda-feira (24).

Ela disse que não poderia compartilhar informações sobre o que teria desencadeado a investigação que identificou os “lapsos no controle de infecção”.

Publicidade

Leia também: Pesquisadores brasileiros mostram tratamento que elimina o HIV

O centro cirúrgico HealthPlus atende as áreas de ortopedia, dor crônica e cirurgia plástica e recebe principalmente pacientes de Nova Jersey e arredores, como Nova York, segundo a rede de TV norte-americana ABC News.

Publicidade

Um comunicado do centro cirúrgico HealthPlus, divulgado pela CNN, pede aos pacientes que façam exames de sangue e afirma que o hospital se compromete a pagar todas as despesas associadas a esses exames.

Doenças são silenciosas

As hepatites B e C são uma inflamação no fígado causadas por vírus e geralmente são silenciosas. Quando apresentam sintomas, eles se manifestam entre duas e seis semanas após o contágio, segundo o Ministério da Saúde.

A hepatite C é a mais letal, mas tem cura em mais de 90% dos casos quando o tratamento é seguido corretamente. Já uma pessoa com hepatite B pode melhorar sem tratamento, enquanto outras podem sofrer de doença prolongada que pode causar danos ao fígado, ainda segundo informações da pasta. 

Saiba mais: SUS vai oferecer novo medicamento contra hepatite C, a mais letal

O HIV é o vírus que causa a Aids, que compromete o sistema imunológico, dificultando o combate a infecções. Não tem cura. Hoje, se tratado de forma adequada, é possível conviver com o vírus.

Alicate passa hepatite? Saiba como prevenir doenças no salão de beleza:

" gallery_id="5afc8244c012add28d0005a7" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/saude/lapso-em-hospital-pode-ter-exposto-3-mil-pacientes-a-hepatite-e-hiv-25122018"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.