Macaco não é capaz de transmitir febre amarela para humanos, explica infectologista
Doença é transmitida somente por mosquitos que carregam o vírus; segundo especialista, Aedes aegypti pode ser um deles
Saúde|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O governo de São Paulo anunciou reforço da vacina contra a febre amarela na região do Grande ABC após a morte de um macaco com a doença em Santo André. Em entrevista ao Hora News, a infectologista Patricia Müller explica que o primata não transmite a doença diretamente para o humano, mas é um ponto de alerta para o local.
“O macaco não é capaz de transmitir a doença para humanos. Quem transmite é o mosquito. Então o macaco não é capaz de fazer essa transmissão. O macaco, na verdade, foi muito importante nessa história porque ele alerta que naquela região tem que tomar um pouco mais de cuidado em relação à transmissão”.
Patrícia também reforça que a febre amarela não pode ser transmitida de um humano para outro e que, assim como a dengue, o mosquito da espécie Aedes aegypti pode carregar o patógeno urbano da enfermidade, que ainda possui uma versão silvestre.
Os sintomas da doença se assemelham aos de uma forte gripe, com náuseas, vômitos e falta de apetite. O vírus evolui rapidamente no organismo; manchas vermelhas pelo corpo, sangramentos nasais e sangue na urina podem aparecer em pouco tempo. “Aí já indica um momento em que pode estar havendo uma hemorragia [...] então tem que imediatamente procurar um pronto-socorro”.
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!















