Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Médicos da Santa Casa fazem mutirão sobre prevenção do AVC no centro de SP

Evento tem objetivo de alertar e instruir a população sobre o derrame

Saúde|Do R7

Diabetes, tabagismo, obesidade e sedentarismo pode causar o derrame cerebral
Diabetes, tabagismo, obesidade e sedentarismo pode causar o derrame cerebral Diabetes, tabagismo, obesidade e sedentarismo pode causar o derrame cerebral

Médicos e estudantes da Santa Casa de São Paulo e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa fazem um mutirão para instruir a população sobre o derrame. O evento acontece em comemoração ao Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral) e será realizado das 9h as 13h, nas estações de metrô Barra Funda, Sé, Brás e República, em São Paulo.

O mutirão é coordenado pelo neurologista Rubens Gagliardi, da Liga de Neurologia da Santa Casa de São Paulo.

— Esperamos atender cerca de 1.000 pessoas durante o primeiro dia, depois continuaremos o evento nos dias 28, 29 e 30 de outubro. No domingo, não haverá mutirão.

Ocorrência de AVC aumenta 25% em pessoas entre 20 e 64 anos

Continua após a publicidade

AVC matou 62 mil jovens em dez anos

O AVC é a principal causa de incapacidade em adultos no mundo, sendo que as pessoas que sobrevivem precisam de cuidados a longo prazo. Segundo a Organização Mundial do AVC, uma em cada seis pessoas terá um derrame na vida. Além disso, cerca de 16 milhões de pessoas tem a doença por ano e, deste, seis milhões não sobrevivem.

Continua após a publicidade

O que é o AVC?

O AVC acontece quando há insuficiência de fluxo sanguíneo em uma parte do cérebro. Isso pode acontecer a partir de causas diversas, entre elas, hipertensão arterial, diabetes, cardiopatia, tabagismo, sedentarismo, obesidade e aneurismas. O paciente recuperado de um derrame pode ficar com algum tipo de sequela.

Continua após a publicidade

Mulher sobre AVC após fazer escova progressiva

De acordo com o Ministério da Saúde, o cigarro é o responsável por cerca de 25% das doenças vasculares, entre elas o AVC. O ministério ainda garante que, até o ano que vem, são esperados investimentos de R$ 437 milhões para a ampliação da assistência a vítimas de derrame.

Serviço

Dias: 26, 28, 29 e 30 de outubro

Local: Estações do metrô Sé, Barra Funda, Brás e República, em SP

Horário: 9h às 13h

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.