Médicos do HC darão orientação sobre saúde mental nesta sexta
Mais de 250 profissionais, entre eles, grandes nomes do Instituto de Psiquiatria, em São Paulo, estarão disponíveis para conversar com o público
Saúde|Giovanna Borielo, do R7*

Psiquiatras, psicólogos e outros especialistas do Hospital das Clínicas de São Paulo estarão disponíveis nesta sexta-feira (28) para conversar com o público no saguão da sede do Instituto de Psiquiatria sobre saúde mental.
O evento, gratuito, ocorre das 8h às 17h e integra a campanha "Setembro Amarelo", realizada em parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Leia também: Saúde mental não deve ser tabu, avaliam pesquisadores
O objetivo é estimular o cuidado à saúde mental e assim prevenir o suicídio, além de combater o preconceito sobre o assunto.
São mais de 250 profissionais, entre eles, grandes nomes do Instituto. Entre as questões abordadas estão depressão, ansiedade, síndrome do pânico, transtorno bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), esquizofrenia, dependências tecnológicas, anorexia, bulimia, compulsões, dependência química, autismo, automutilação e outros transtornos.
Na conversa, os especialistas explicarão do que se trata cada transtorno, como se manifestam, como é feito diagnóstico e quais os tratamentos existentes. Vale ressaltar que não serão consultas médicas, mas sim esclarecimentos e encaminhamentos.
Leia também: Saber filtrar ofensas contribui para a saúde mental, diz Augusto Cury
O Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPq-HCFMUSP) está localizado na Rua Doutor Ovídio Pires de Campos, 785, no bairro Cerquira César, na região Central de São Paulo. Fica próximo à estação de metrô Oscar Freire, linha quatro-amarela do metrô.
*Estagiária do R7 sob supervisão de Deborah Giannini
Você cuida da sua saúde mental? Conheça os principais transtornos:
Depressão: os sintomas são desmotivação, tristeza sem motivo, desinteresse pela vida, alteração no apetite e sono, irritação e cansaço. A psiquiatra Carolina Hanna, do Hospital Sírio-Libanês, explica que a depressão tem mais de uma causa que envolve fa...
Depressão: os sintomas são desmotivação, tristeza sem motivo, desinteresse pela vida, alteração no apetite e sono, irritação e cansaço. A psiquiatra Carolina Hanna, do Hospital Sírio-Libanês, explica que a depressão tem mais de uma causa que envolve fatores comportamentais com o desequilíbrio de neurotransmissores, como a serotonina, que regula o humor, e a dopamina, responsável pela sensação de bem-estar. O diagnóstico é feito pelo psiquiatra e o tratamento engloba terapia e medicamentos, podendo ser utilizados de maneira conjunta ou não *Estagiária do R7 sob supervisão de Deborah Giannini




















