Médicos orientam população sobre cuidados de prevenção do câncer de pele em SP
Hospital Santa Paula promove ação social gratuita no Mirante 9 de Julho no domingo (27)
Saúde|Do R7

Para marcar a abertura do Dezembro Laranja, das 10h às 15h30 do próximo domingo (27), será realizada uma ação de conscientização sobre o câncer de pele no Mirante 9 de Julho, na região central de São Paulo. Médicos orientarão as pessoas sobre cuidados para prevenção do câncer de pele.
O evento é aberto ao público e acontece um dia após o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele, data estipulada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para abrir oficialmente a campanha de Dezembro Laranja, sempre no último sábado de novembro.
O público terá a oportunidade de fazer uma simulação gratuita das condições da pele por meio de uma câmera ultravioleta que mostra os sinais de envelhecimento precoce causados pelo sol, impossíveis de perceber a olho nu. O estado real da pele será projetado em um monitor onde as pessoas verão a pele com e sem a lente UV.
No decorrer do dia, uma equipe de teatro interativo fará inserções no espaço com alertas sobre exposição solar e proteção da pele. Segundo a gerente de marketing do Hospital Santa Paula, Paula Gallo, a ação é uma forma de levar informações médicas de forma leve para a população sobre um problema de saúde pública.
— O câncer de pele é o mais frequente no Brasil, mas ainda muito subestimado. Por termos uma cultura de sol e praia, as pessoas muitas vezes pensam apenas no lazer e se esquecem de proteger a pele, o que pode acarretar no surgimento da doença anos depois.
De acordo com o oncologista Tiago Kenji, o câncer de pele é o tipo mais comum no Brasil e sua prevalência cresce anualmente. Ele responde por 25% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil e está dividido em dois tipos: melanoma e não melanoma. O não melanoma tem origem geralmente nas células basais ou escamosas. Já o melanoma, tem origem nos melanócitos, as células produtoras de melanina.
— A exposição excessiva ao sol é a principal causa da doença, uma vez que a radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento de tumores cutâneos. Se detectado precocemente, o câncer de pele pode ser curado com facilidade.
De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), ão estimados 80.850 casos novos de câncer de pele não melanoma nos homens e 94.910 nas mulheres no Brasil, em 2016. Esses números correspondem a um risco estimado de 81,66 casos novos a cada 100 mil homens e 91,98 para cada 100 mil mulheres.













