Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mobilização contra mosquito Aedes começa hoje no Brasil

Ação visa alertar para perigos do inseto e ocorre até sexta-feira 

Saúde|Do R7

Doenças transmitidas pelo Aedes aegypti têm tido queda expressiva em todo Brasil
Doenças transmitidas pelo Aedes aegypti têm tido queda expressiva em todo Brasil Doenças transmitidas pelo Aedes aegypti têm tido queda expressiva em todo Brasil

O Governo Federal promove campanha de mobilização para combater o Aedes aegypti em todo o Brasil a partir desta segunda (27). A ação mobiliza 146.065 escolas da rede básica, 11.103 centros de assistência social e 53.356 unidades de saúde, termina na sexta-feira (27). O mosquito é causador de doenças como dengue, zika e chikungunya. 

De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo é alertar sobre os perigos da doençam, antes do verão, período do ano quando acontece o maior volume de chuvas, o que facilita reprodução do Aedes aegypti.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, ressaltou a importância da ação e da ajuda da população na eliminação de criadouros. 

— Campanhas como essa são essenciais para combater o mosquito, porque estimulam a participação da população. A comunidade precisa ter consciência e participar de ações de prevenção a essas doenças. Precisamos estar unidos para vencer essa batalha. 

Publicidade

Aedes pode transmitir zika, chikungunya e dengue em única picada, aponta estudo

As doenças transmitidas pelo Aedes aegypti têm tido queda expressiva em todo Brasil. De acordo com o último boletim epidemiológico, até o dia 2 de setembro deste ano, foram notificados 219.040 casos prováveis de dengue em todo o País, uma redução de 85,2% em relação ao mesmo período de 2016 (1.483.623).

Publicidade

O mesmo estudo mostrou que foram registradas 171.930 notificações de casos prováveis de febre chikungunya. A redução é de 34,2% comparado ao ano anterior, que atingiu o número de 261.645 casos. Em relação ao Zika, os casos caíram 92,6%. Foram registrados 15.586 casos prováveis, enquanto em 2016, o Brasil registrou 211.487 notificações. 

Saiba como cuidar do seu jardim e se prevenir do Aedes aegypti. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.