Saúde Nasce na Suécia primeiro bebê de mulher que recebeu transplante de útero

Nasce na Suécia primeiro bebê de mulher que recebeu transplante de útero

A mãe recebeu um útero de uma amiga de sua família

Nasce na Suécia primeiro bebê de mulher que recebeu transplante de útero

Equipe da Universidade de Goteborgl pratica cirurgia antes do transplante de útero em 2012

Equipe da Universidade de Goteborgl pratica cirurgia antes do transplante de útero em 2012

University of Goteborg/Johan Wingborg/AP

Uma sueca de 35 anos se tornou a primeira mulher do mundo a dar à luz a um bebê após receber um transplante de útero. As informações foram divulgadas neste sábado (4) por fontes da Universidade de Goteborg. O bebê nasceu na última semana por cesariana. A a mãe e a criança passam bem, segundo as fontes.

Leia mais notícias de Saúde no R7 

Uma equipe de ginecologia da universidade realizou a transferência do embrião para o útero transplantado. A mulher, cuja identidade não foi revelada, recebeu um útero de uma amiga de sua família.

Trata-se da primeira experiência bem-sucedida desta característica, após duas tentativas anteriores, realizadas na Turquia e na Arábia Saudita, terem fracassado.

A revista médica britânica "The Lancet" divulgará mais detalhes sobre o caso em seu próximo número. A paciente sofria um transtorno congênito e nasceu sem útero. A fecundação se realizou in vitro e, após ser feito com sucesso o transplante de útero, procedente de uma mulher que já tinha entrado na menopausa, transferiu-se um embrião. Segundo as fontes universitárias, a gravidez transcorreu sem grandes contratempos e o bebê nasceu saudável, com apenas 31 semanas de gestação e um peso de 1,8 quilos. 

Sexo na gravidez machuca o bebê? Veja mitos e verdades sobre a sexualidade na gestação