Neo Química ressalta cuidados e prevenção no Dia Mundial da Alergia
Conheça os tipos mais comuns de alergias e saiba como prevenir e controlar esse mal que atinge 30% dos brasileiros
NeoQuímica N Motivos|Do R7 Conteúdo e Marca
![No Brasil, 30% da população é alérgica e as alergias respiratórias são as mais comuns](https://newr7-r7-prod.web.arc-cdn.net/resizer/v2/GY3SQRMGG5JSLPJ7QHHG6XIS6Q.jpg?auth=0505d0429614cc2b99dd0377f12fc0f4f6b73b6bf8181c31a9d0e4d847d87b35&width=298&height=417)
O número de casos de alergias vem crescendo no mundo e preocupa as autoridades. Não é à toa que a OMS (Organização Mundial da Saúde) criou o Dia Mundial da Alergia, celebrado no dia 8 de julho.
A data tem como objetivo alertar as pessoas sobre a importância do assunto, pois alguns casos podem ser graves ou crônicos, comprometendo a qualidade de vida de quem enfrenta os sintomas por um período prolongado ou recorrente. De acordo com a Organização Mundial de Alergia (World Allergy Organization, em inglês), cerca de 40% da população mundial sofre com algum tipo de alergia.
Já no Brasil 30% da população é alérgica segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI). Entre os tipos de alergia mais comuns estão as respiratórias, como a rinite e asma, que podem ser provocadas pelas variações climáticas e o contato com o pó e a poluição, entre outros fatores. Crianças, idosos e portadores de doenças crônicas são os que mais sofrem com os sintomas.
Independente da alergia que você tiver, é preciso prestar muita atenção nos sinais para que não haja o agravamento da doença. A Neo Química explica tudo isso para você.
O que é alergia?
De acordo com a ASBAI o processo alérgico é um mecanismo agressivo de defesa do nosso sistema imunológico contra determinado “invasor externo” que entra em contato com o organismo. Geralmente, esse contato ocorre por meio do ar, alimentos, picada de insetos, plantas, venenos, entre outros.
Ainda segundo a Associação, algumas alergias surgem por fatores genéticos, mas há casos em que a pessoa desenvolve o problema em algum período da vida, podendo até mesmo ocorrer o aparecimento tardio de uma alergia.
Principais alergias e seus sintomas
As doenças alérgicas podem se manifestar em todos os sistemas do corpo humano. As alergias mais comuns e seus principais sintomas são:
● Alergias respiratórias: espirros, coriza, nariz congestionado; olhos lacrimejantes, vermelhos ou inchados; inchaço da boca e/ou vias respiratórias
● Alergias cutâneas ou dermatológicas (na pele): coceira, vermelhidão, descamação, irritação, manchas ou borbulhas (vermelhas ou brancas)
● Alergias alimentares: inchaço nos lábios, língua, rosto ou garganta, urticária, formigamento na boca, diarreia, dor abdominal, náuseas e vômitos, anafilaxia
Como é feito o diagnóstico das alergias?
O diagnóstico costuma acontecer por meio de análises clínicas e testes laboratoriais, que devem ser solicitados pelo médico. Os exames mais comuns são:
● Testes de provocação
● Testes de leitura imediata e de contato com a pele
● Exames laboratoriais de IgE total e IgE específica no sangue
Principais medicações usadas para o controle da alergia
Entre os medicamentos mais utilizados para tratar os diversos tipos de alergia estão:
● Antihistamínicos (antialérgicos)
● Descongestionantes
● Corticosteróides
● Broncodilatadores
Atenção: Ao apresentar sintomas alérgicos, procure sempre um médico. Além disso, faça acompanhamento com um médico alergista.
Prevenção
A melhor forma de prevenir as crises é realizar o teste alérgico para descobrir e ficar bem longe daquilo que te faz mal. Se você tiver alergia a ácaros, por exemplo, procure deixar o local mais limpo e arejado.
Além disso, evite fumar, pratique esportes, mantenha-se sempre hidratado com água e tenha uma alimentação saudável. Outra dica importante é tomar sol, pois a vitamina D estimula o fortalecimento do seu sistema imunológico.
Neo Química. Sua saúde é nossa vocação
Você sabia que a Neo Química tem um dos antialérgicos mais vendidos do Brasil?
Sempre que o tratamento incluir o uso de anti-histamínicos, você pode contar com Histamin, um antialérgico indicado para o tratamento de diversas manifestações alérgicas. Ele tem como missão ajudar os alérgicos a ter uma vida menos isolada e com menos restrições, promovendo a inclusão e valorizando os encontros e o senso de comunidade. Afinal, bom mesmo é estar sempre junto!
![Referência consultada: bula do produto Histamin](https://newr7-r7-prod.web.arc-cdn.net/resizer/v2/6T4LR3OMXFOK5ELAVHB3HVT4G4.jpg?auth=7a7fed0df93ae2c0f25e5f2ea69ca999defe7776e28fc3d3b6d77852d19474dd&width=300&height=250)
Referências consultadas:
Alegre L. Rinite alérgica afeta cerca de 40% da população mundial: especialista diz que a doença piora com o tempo seco e afeta especialmente as crianças, interferindo no rendimento escolar. Publicado em 12/07/2019 [Internet]. Jornal da USP, Universidade de São Paulo. Acesso em: junho, 2021.
Alergia a medicamentos. Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia - ASBAI [Internet]. Acesso em: junho, 2021.
Dia Mundial da Alergia: doença que atinge 30% da população brasileira e pode levar à morte. Publicado em 10/07/2019. Unimed [Internet]. Acesso em: junho, 2021.
Dia Nacional de Prevenção da Alergia alerta para doenças no outono. Publicado em 07/05/2018. Governo do Estado de São Paulo [Internet]. Acesso em: junho, 2021.
Dicas ASBAI. Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia - ASBAI. [Internet]. Acesso em: junho, 2021.
Watanabe AS. Tempo seco e frio: saiba como fazer a limpeza do nariz: especialista explica as alergias mais comuns nessa época do ano. Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia - ASBAI. [Internet]. Acesso em: junho, 2021.
IQVIA PMB MAT - em doses no mercado de anti-histamínicos. Acesso em: junho, 2021.