Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Nordeste é a região mais beneficiada pelo Mais Médicos

Segundo Governo Federal, programa beneficia 3,5 milhões de brasileiros

Saúde|Do R7

De acordo com governo federal, mais de 3,5 milhões são beneficiados com o programa
De acordo com governo federal, mais de 3,5 milhões são beneficiados com o programa

Mais de mil profissionais já atuam pelo Mais Médicos nas regiões periféricas e interior do País, de acordo com o Ministério da Saúde. Segundo o governo federal, o Nordeste concentra o maior número de pessoas beneficiadas (cerca de 1,4 milhão). Em todo o País, 3,5 milhões se beneficiam dos profissionais.

De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a atuação desses profissionais "começa a fazer diferença"

— Já temos relatos de cidades que conseguiram dobrar o atendimento com a chegada dos médicos do programa. A nossa expectativa é que o total de profissionais atendendo nas regiões que mais precisam aumente muito mais.

Argentino do Mais Médicos é investigado por suspeita de ter receitado superdosagem de remédio no RS


Segundo o Ministério da Saúde, o impacto da atuação dos profissionais é calculado com base no número de famílias cadastradas para o atendimento nas unidades básicas de saúde. Atualmente, cada equipe de atenção básica do SUS (Sistema Único de Saúde) cobre, em média, 3.450 pessoas.

Distribuição pelo País


Do total de médicos em atividade, 40% estão alocados nos Estados nordestinos, com destaque para Bahia e Ceará que, juntos, reúnem 205 profissionais com capacidade para cobrir mais de 707 mil pessoas.

Dilma quer 12 mil profissionais no Mais Médicos até abril de 2014


"Mais Médicos deu resultado", diz vice-presidente

Todos os 1.020 profissionais que trabalham nas regiões Norte e Nordeste são da primeira etapa do programa. Do total, 577 são médicos formados no Brasil. Os outros 443 têm diploma estrangeiro e atuam no País por meio de registro provisório. No Norte, há 20% dos profissionais do programa. De acordo com o governo, eles atendem cerca de 740 mil pessoas.

No Sudeste, a iniciativa já chega a mais de 585 mil pessoas e, no Sul, mais de 480 mil, enquanto no Centro-Oeste a população beneficiada é de quase 245 mil.

Aguardam registro

O Ministério da Saúde informou que até esta terça-feira (15) 237 estrangeiros ainda aguardavam a emissão do registro profissional provisório por parte dos conselhos regionais de medicina. Esses médicos estão em equipes de saúde que cobrem 817 mil pessoas, e que poderiam contar esse reforço.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.