Logo R7.com
RecordPlus

‘O arroz e o feijão vêm perdendo espaço na mesa do brasileiro’, diz pesquisadora da USP

Estudo revela que consumo combinado dos alimentos reduz inadequações nutricionais em 45%

Saúde|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Estudo da USP revela que dieta rica em arroz e feijão reduz inadequações nutricionais em 45%.
  • Consumo regular de arroz e feijão está associado a menor ingestão de gorduras e açúcares.
  • Pesquisa aponta que dietas com arroz e feijão têm menor impacto ambiental.
  • Declínio no consumo de arroz e feijão é observado devido ao aumento de alimentos ultraprocessados.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Um estudo conduzido por pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) revelou que uma dieta rica em arroz e feijão está associada a uma redução nas inadequações nutricionais. A pesquisa analisou dados de mais de 46 mil brasileiros com idade mínima de 10 anos, utilizando informações da Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Os resultados indicam que indivíduos que consomem regularmente essa combinação tradicional da culinária brasileira apresentam 45% menos excessos no consumo de gorduras e açúcares. Em entrevista ao Jornal da Record News desta segunda-feira (22), Gabriela Cruz, pesquisadora do Nupens/USP (Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde), destacou os benefícios adicionais do hábito.


Prato tradicional com arroz branco e feijão cozido, servido em um prato branco com borda decorada.
Dietas ricas em arroz e feijão mostraram ter pegadas hídrica e carbônica menores Reprodução/Record News

“Os resultados mais positivos foram observados na combinação dos dois alimentos. Além de serem alimentos que isoladamente têm um perfil alimentar-nutricional muito interessante, [...] o feijão é muito rico em vitaminas, em minerais, em ferro, e o arroz é uma excelente fonte de energia, um alimento milenar”, explica.

Além das vantagens nutricionais, o estudo apontou para um impacto ambiental menor associado ao hábito. Dietas ricas em arroz e feijão mostraram ter pegadas hídrica e carbônica menores quando comparadas a outras. “Comparando dietas com menor quantidade de arroz e feijão, as dietas com mais quantidades têm 45% menos inadequações nutricionais”, ressalta.


O levantamento também abordou as tendências atuais na alimentação brasileira. Segundo a pesquisadora, há um declínio no consumo desses alimentos tradicionais devido à popularidade dos ultraprocessados entre os jovens.

“O arroz e o feijão vêm perdendo espaço na mesa do brasileiro. Uma tendência que a gente vem observando gradualmente ao longo dos anos, que acontece juntamente com uma tendência de aumento no consumo de alimentos ultraprocessados, que cada vez mais fazem parte da dieta do brasileiro. Então é um dado que a gente observa e que, para a gente, é um dado preocupante”, diz.

Search Box

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.