Pesquisadores estudam se serotonina aumenta paciência, em vez da felicidade
Substância química é produzida no cérebro e habitualmente está vinculada ao bem-estar
Saúde|Do R7

Pesquisadores da Fundação Champalimaud de Lisboa podem estar perto de descobrir a verdadeira função da serotonina, substância química produzida no cérebro e habitualmente vinculada à felicidade. Conforme um estudo publicado na revista científica americana "Current Biology", ela tem ligação mais direta com a paciência do que com o bem-estar.
Apesar de normalmente ser relacionada à sensação de alegria por estar presente em vários antidepressivos, há outras opiniões sobre a verdadeira função dela, explica o neurocientista americano Zachary Mainen, diretor do Programa de Neurociências da Champalimaud e responsável pela pesquisa.
— Há uma impressão generalizada de que a serotonina causa felicidade, mas nossas pesquisas mostram que essa afirmação é contraditória.
Sexo ajuda a prevenir doenças e reduz estresse; veja benefícios
O grupo de estudo, liderado por Mainen, procura pistas sobre a função principal da serotonina que, segundo suas mais recentes pesquisas, pode ter alguma relação com a paciência. Os cientistas chegaram a essa conclusão depois de realizar experimentos com ratos, nos quais os animais tinham que esperar uma quantidade indeterminada de tempo para receber uma recompensa.
— Os ratos foram manipulados de modo que a serotonina pudesse ser artificialmente ativada através de laser.
Hipersexualidade: vício por sexo pode destruir corpo, provocar ansiedade e trazer infelicidade
Os pesquisadores constataram que os ratos esperavam mais tempo sob o efeito da substância. Embora a diferença seja de segundos, Mainen garante que "percentualmente é uma diferença significativa".
Segundo o pesquisador, a relação da serotonina com a sensação de felicidade é uma percepção pública, mas cientificamente é um pouco mais complicado. Ele explica que há pouca informação que relaciona a serotonina como causa direta da sensação de bem-estar.
— Há outras drogas, além dos remédios antidepressivos, que atuam no funcionamento e produção de serotonina, como alucinógenos, entre eles fungos e LSD, mas normalmente não se relaciona com o sentimento de felicidade.
O mistério sobre a função central dessa substância confundiu cientistas desde que a substância natural foi isolada e nomeada pela primeira vez, em 1948. Muitos estudos defendem efeitos diferentes nos movimentos, tomada de decisões, percepção, ansiedade e, até mesmo, outros efeitos não relacionados as emoções.
— O grande problema é o panorama geral, a função central.
A serotonina tem efeitos colaterais negativos sobre o apetite e a atividade sexual. Para Mainen, a felicidade não é um efeito direto da substância natural.
— Se o efeito fosse fazer feliz, os efeitos colaterais seriam mais energia e atividade sexual, por exemplo, algo relacionado com essa sensação de alegria.
Outro feito que corrobora com a teoria de que a função central da serotonina não é a alegria é que os antidepressivos demoram cerca de três semanas até começar a funcionar.
— Há algum outro processo anterior que demora semanas em se desenvolver, mas ainda não sabemos o que é exatamente.
Sobre os avanços possíveis na área dos medicamentos utilizados em tratamentos de depressão e ansiedade, Mainen destacou que, com esta pesquisa, será possível entender melhor o que a serotonina faz e como os remédios afetam no funcionamento do organismo.















